Profª Geovana Cartaxo, da Faculdade de Direito, toma posse como Ouvidora da UFC

Imagem: A nova ouvidora Profª Geovana Cartaxo, ao lado do Reitor Henry Campos (Foto: Viktor Braga)Em solenidade dirigida pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, em seu gabinete, tomou posse da manhã dessa quarta-feira (23) a nova Ouvidora da UFC, Profª Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire, que integra o corpo docente da Faculdade de Direito. Desde o falecimento do jornalista e professor Agostinho Gósson, em 11 de dezembro de 2015, a Ouvidoria Geral da UFC estava sob a responsabilidade da Ouvidora interina Márcia Maia e sua equipe, integrada pelos servidores técnico-administrativos Erick Araújo e Alisson Nogueira.

O Reitor agradeceu à equipe pelo trabalho que vinha sendo feito, observando que foi muito útil no processo de avaliação institucional da Universidade. Ao saudar a nova Ouvidora, ele destacou que considera importantes as informações que chegam à Ouvidoria porque podem indicar possíveis necessidades de intervenção, “para melhoria do processo ensino-aprendizagem e das relações da comunidade, para que a gente tenha sempre em nossa pauta o respeito à diversidade, uma característica de Universidade, que é, por excelência, plural e também o local do contraditório. E isso a gente precisa cultivar e respeitar”, disse.

Para Geovana Cartaxo, assumir a Ouvidoria é uma alegria e um desafio. “É um desafio profundo fazer esse diálogo, esse aprofundamento da cidadania, da criação de um espaço de compreensão, de responsividade, de afetividade, de acolhida das críticas, das sugestões, elogios  – que espero também que tenham bastante  – , porque a Universidade está em um momento muito belo de reconhecimento da comunidade, dos setores acadêmicos e da Capes”, afirmou. A nova Ouvidora reforçou a intenção de contribuir para o “exercício da cidadania, da transparência, do diálogo e da comunicação permanente com a comunidade”.

Prestigiaram a solenidade a Pró-Reitora Adjunta de Gestão de Pessoas, Profª Editinete André da Rocha Garcia; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto; o chefe de Gabinete do Reitor, Prof.  José Maria Andrade; o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque, que indicou o nome da Profª Geovana Cartaxo para o cargo de Ouvidora; o Procurador Geral, Prof. Paulo Antonio de Menezes Albuquerque; o Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, Prof. Nonato Lima; o Pesquisador Institucional, Prof. Ciro Nogueira Filho; o titular do Serviço de Informação ao Cidadão na UFC, Fernando Henrique Carvalho, além de servidores técnico-administrativos.

A OUVIDORA – A Profª Geovana Cartaxo é graduada em Direito pela UFC, onde cursou mestrado na área de Direito e Desenvolvimento. Fez doutorado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas na área de ciberdemocracia e judiciário, e atua, especialmente, nos seguintes temas: ciberdemocracia, direito ambiental, plano diretor, legislação urbana e desenvolvimento sustentável.

Do vasto currículo da Profª Geovana Cartaxo, constam diversas outras atividades: participou do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Conselho Estadual do Meio Ambiente; na Rádio Universitária FM, integrou o Catavento, programa sobre ecologia; atuou ainda no Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (NAJUC), projeto de extensão que criou o Escritório de Defesa dos Direitos Humanos (EDDH) que funcionava na Câmara Municipal; coordenou o Cidadania Ativa, programa de responsabilidade socioambiental da Universidade de Fortaleza (Unifor), e foi superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Ceará.

CONTATOS – A Ouvidoria Geral da UFC fica localizada na Av. da Universidade, 2995 - Benfica - CEP 60020-181 - Fortaleza - CE - (Área III do Centro de Humanidades - ao lado da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura - FCPC). Telefones: 85 3366 7339 e 3366 7344 e e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Gabinete do Reitor – fones: 85 3366 7307 e 3366 7306