Exposição “Arte sob o microscópio” entra em cartaz terça-feira (29) na Famed

Imagem: Logomarca da exposiçãoEntra em cartaz na terça-feira (29), a partir das 12h30min, a exposição Arte sob o microscópio, reunindo mais de 50 imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia, realizadas por estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais de instituições de ensino e pesquisa.

A mostra, que estará exposta no hall do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed-UFC) até o dia 31, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada.

A direção-geral do evento é da Profª Virgínia Girão, que divide a curadoria com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes de Souza Filho, e com o diretor do Museu de Arte da UFC (MAUC), Prof. Pedro Eymar.

"O objetivo da exposição é apresentar à comunidade imagens obtidas por microscopia óptica ou eletrônica com impacto visual que expresse a beleza artística por trás do caráter científico da imagem", explica a Profª Virgínia, acrescentando que as imagens expostas comporão uma coletânea.

Uma comissão formada por representante da Central Analítica, docentes e fotógrafos da UFC selecionou 12 imagens que farão parte de um calendário para o ano de 2018. As três imagens mais bem avaliadas pela comissão nas categorias Microscopia Óptica, Microscopia Eletrônica e Microscopia Confocal serão premiadas. Durante a exposição, serão escolhidas, ainda, a imagem mais votada pelos visitantes e a imagem revelação, avaliada por comissão específica.

PROGRAMAÇÃO – Após a abertura da exposição, o público poderá assistir a uma apresentação de música clássica do Prof. Erivan Façanha e dos estudantes Paulo Henrique Lira de Aquino (Medicina) e Lara Rafaelly (Farmácia). Após o número, a palestra “A história da microscopia e sua contribuição para a ciência” será proferida pelo Prof. Vivaldo Moura Neto (UFRJ).

Homenagens aos professores aposentados Gerly Anne de Castro Brito e Geraldo de Sousa Tomé e ao auxiliar de laboratório Ivan Rodrigues também integram a programação do dia 29, que será encerrada com a mesa-redonda “Processo avaliativo do programa de pós-graduação no Brasil”. As atividades acontecem no auditório do Departamento de Morfologia da Famed-UFC.

No dia 30 (quarta-feira), é a vez do grupo Acordes Mágicos se apresentar, às 12h30min. Na quinta-feira (31), o evento também têm início às 12h30min, com número do grupo Quarteto Quatro em Foco, que precede a palestra “Técnicas avançadas de microscopia Óptica, do Prof. Carlos Lenz Cézar (UFC). Os premiados com as imagens escolhidas pelas comissões e por voto popular serão conhecidos às 13h30min.

Fonte: Profª Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina – fones: 85 3366 8492, 3366 8471 e 3366 8472