Comissão divulga resultados da Autovaliação Institucional 2017.1

A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Universidade Federal do Ceará divulgou, no SIGAA e em seu site, os resultados da Autoavaliação Institucional referente ao semestre  2017.1. A CPA lembra que, nessa edição, não foram avaliadas questões relacionadas às coordenações de curso e à infraestrutura física. Tais aspectos serão analisados por estudantes e professores somente na próxima edição da Avaliação, em 2017.2.

No primeiro semestre, a participação da comunidade acadêmica superou a meta estipulada pela CPA e teve taxa recorde. Em relação aos docentes, o percentual de participação foi de 74,7%, superior aos 52,9% da Avaliação anterior (2016.2). Já entre os estudantes, o percentual foi de 53%, também superior aos 46,3% da edição anterior.

Segundo o Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da CPA, a maior recompensa desse processo tem sido a implementação de melhorias nas unidades em decorrência do processo avaliativo. “Ainda precisamos melhorar e aprimorar o uso efetivo dos resultados da Autoavaliação Institucional, mas esse já é um ganho sem precedentes para a UFC“, explicou o presidente da CPA.

DESTAQUES – No que diz respeito à participação dos docentes, a FEAAC aparece em destaque entre as unidades acadêmicas da Capital, com quase 91% de participação. O Campus de Quixadá destacou-se entre as unidades do Interior, com 98% de engajamento de seu quadro docente efetivo.

Os campi do Interior também foram destaque na participação dos alunos. O Campus de Crateús registrou participação de 63% dos estudantes dos cursos presenciais. Já os campi de Russas, Sobral e Quixadá apresentaram percentuais de participação de discentes acima da média institucional, com valores de 65%, 64,5% e 69,6%, respectivamente.

A Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) foram os destaques de participação discente entre as unidades acadêmicas da Capital, com percentuais de 62,1% e 63,6%, respectivamente.

RESULTADOS – O procedimento para acessar os relatórios da Avaliação Institucional 2017.1 é o mesmo utilizado para os semestres anteriores. Via SIGAA, os professores podem visualizar os relatórios de avaliação de desempenho docente (ADD). Gestores também conseguirão fazer o mesmo, no âmbito de suas unidades.

No site da CPA, podem ser consultados os resultados agregados para toda a UFC. Tais relatórios são de acesso livre para a comunidade acadêmica e também para a comunidade externa à UFC. No momento, estudantes dos cursos de graduação conhecerão os resultados da avaliação institucional no âmbito dos cursos, por meio do trabalho de divulgação das coordenações. Em breve, será disponibilizado um Portal do Discente para que os estudantes também possam ver o resultado da Autovaliação Institucional no SIGAA.

Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas por telefone ou por e-mail,  respectivamente, (85) 3366 9421 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.