Procurar no portal

Alunos de SMD produzem curtas sobre direitos de crianças e adolescentes

Imagem: Curta de animação Vamos brincar trata sobre a promoção de direitos de crianças e adolescentes (Imagem: Divulgação)Quatro curtas de animação sobre promoção de direitos de crianças e adolescentes. Esse foi o resultado da disciplina Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, ministrada pela Profª Andrea Pinheiro, do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2017.1.

As produções Vamos brincar, O catador de sonhos, Uma rua para mim e A caixinha, com técnicas de animação variadas, abordam temas como o direito à brincadeira, ruas de lazer e prioridade das crianças na definição do orçamento público. Os curtas foram produzidos com apoio do Núcleo Cearense de Animação (Nuca), da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

“O mote para a produção dos curtas foi a discussão sobre a prioridade absoluta, como está assegurado na Constituição Federal de 1988”, explica a Profª Andrea Pinheiro. O artigo 227 preconiza: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

A seguir, as produções:

Vamos brincar

O catador de sonhos

Uma rua pra mim

A caixinha

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do curso de Sistemas e Mídias Digitais - fone: 85 3366 9457

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300