UFC recebeu maior encontro de juventude LGBT realizado no Norte e Nordeste

Imagem: Pessoas com bandeira LGBT e de entidades estudantis (Imagem: DCE da UFC)O II Encontro LGBT, realizado na Concha Acústica da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, de 25 a 27 de agosto, contou com a participação de mais de 2 mil pessoas.

O encontro foi organizado pela Diretoria LGBT do Diretório Central dos Estudantes, com apoio da Reitoria da UFC, Grupo de Resistência Asa Branca, Fórum Cearense LGBT, SINTUFC, ADUFC, Centro de Referência Janaína Dutra, União Nacional dos Estudantes, CUCA da UNE, UBES, Marcha Mundial das Mulheres, Coletivo de Juventude Negra Enegrecer, Parlamentares, DCE do IFCE e movimentos de juventude do campo e da cidade.

O evento já é o maior encontro de estudantes realizado em universidade no Brasil e o maior encontro de juventude LGBT no Norte e Nordeste. Além de atividades culturais, o encontro promoveu mesas de debates, grupos de discussões, oficinas e performances, que trataram de temas como educação, saúde, LGBTcídio, participação social, feminismo, gênero, igualdade racial e antiproibicionismo.

O encontro, com acesso gratuito, contou com a participação de estudantes de diversas universidades e produziu um documento de reivindicações que contempla a aprovação do Projeto de Lei Dandara, nº 7.292/17, em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da qualificação de crime de ódio contra pessoas LGBT. O documento reivindica também a punição de estudantes e professores que reproduzam violências motivadas por LGBTfobia dentro da universidade.

O II Encontro LGBT construiu uma agenda de resistência às políticas de cortes na educação promovidas pelo governo federal e a defesa de eleições Diretas Já. Um documento final será encaminhado para a Reitoria da UFC, Assembleia Legislativa do Ceará e Coordenadoria Especial de Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331