Biblioteca Universitária disponibiliza TCCs no Repositório Institucional da UFC

Imagem: Foto da biblioteca universitáriaA Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa que o Repositório Institucional (RI) passará a contar com arquivos dos trabalhos de conclusão de cursos de graduação.

Nessa comunidade já estão sendo incluídas e disponibilizadas para consulta as coleções de TCCs de todas as graduações da UFC. A ideia é que, neste primeiro momento, sejam migrados os trabalhos já disponíveis na plataforma Pergamum e, futuramente, os trabalhos mais antigos, ainda em versão física, sejam digitalizados.

Desse modo, será alterada a forma de encaminhamento dos TCC’s de graduação às bibliotecas, não sendo mais necessário enviá-los por e-mail e/ou CD. Agora, os trabalhos acadêmicos passarão a ser enviados pelas coordenações dos cursos de graduação às bibliotecas por meio do Dspace, programa gerenciador do Repositório Institucional da UFC.

A BU orienta os secretários de cursos de graduação que procurem a biblioteca que atende seu curso para agendar treinamento com equipe técnica da BU sobre o Dspace.

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL – Consiste em um sistema de informação que contém as coleções digitais da produção intelectual dos membros de uma instituição de ensino e pesquisa, como artigos científicos, comunicações a conferências, teses e dissertações, livros, monografias, dentre outras, e tem como objetivo principal o armazenamento, a preservação e a difusão dessa produção.

De modo geral, os repositórios institucionais, além de ser um veículo de promoção do acesso livre à informação, contribuem para aumentar o impacto da pesquisa desenvolvida nas universidades e nos demais centros de pesquisa, incrementando sua visibilidade e acessibilidade.

Para conferir os trabalhos de graduação disponíveis, basta acessar o Repositório Institucional da UFC.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fone: 85 3366 9507