Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno é palco de quatro espetáculos em setembro

Imagem: Cena do espetáculo Playback (Foto: Divulgação)O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da Universidade Federal do Ceará, receberá, em setembro, quatro peças teatrais. A programação começou na última sexta-feira (1º), às 20h, com apresentação do espetáculo Peça para dias de chuva. A encenação será todas as quintas e sextas-feiras do mês de setembro, sempre às 20h, exceto em feriado.

O espetáculo aborda a relação do casal Maurício e Helena, marcada por um evento que os levou a se dissociarem do mundo num claustro de incógnitas, hiatos e reminiscências confusas.

O íntimo de Maurício e Helena, que somos convidados a partilhar por um breve instante, revela não o acolhimento do lar, mas uma tortuosa e cíclica travessia por temas gerais do cotidiano. A peça será apresentada nos dias 1º, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de setembro. O texto é de Rogeane Oliveira, com direção de Diego Landin e interlocução de Ricardo Guilherme. Os ingressos custam R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira).

O espetáculo Yemonja e a Princesa Negra volta em temporada às quartas-feiras de setembro, nos dias 6, 20 e 27, sempre às 20h, no Teatro Universitário. O espetáculo faz parte da pesquisa sobre as matrizes mitológicas dos Orixás, da nação Keto, que o ator Edivaldo Batista desenvolve com as atrizes Flávia Cavalcante, Marina Brizeno e os músicos Wellington Nascimento e Igor Nascimento.

No espetáculo, música, dança e narração compõem o enredo dramático de uma princesa negra, vinda para a nova terra como escrava, e sua relação com a deusa Yemonjá. O espetáculo é acompanhado por canto e música ao vivo. Os ingressos custam R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira).

SÁBADOS – Já aos sábados, serão apresentados dois espetáculos no mês de setembro. Às 18h, o espetáculo Playback: quem são os sujeitos dos discursos que cruzam nossas bocas?, com argumento e direção de Gabriel Matos, será encenado nos dias 9, 16, 23 e 30.

Diversas vozes extraídas de programas de televisão, transmissões de rádio e vídeos da Internet são dubladas pelos atores, que questionam: quem são os sujeitos dos discursos que cruzam nossas bocas? Abordando nessa pergunta as mídias da comunicação e suas influências nas subjetividades, a peça se utiliza desse universo em sua construção estética com ações que se desdobram através de sobreposições entre corpos, vídeo e música. Os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).

Imagem: Cena do espetáculo Yemonjá e a Princesa Negra (Foto: Divulgação)Em seguida, às 20h, o espetáculo LadyBoy, do Grupo Teatro em Película, que trata sobre dois soldados que esperam o fuzilamento imposto pelo inimigo no campo de concentração, durante as guerras mundiais. Ambos são estrangeiros e, por meio de diálogos existenciais, mostram seus medos, angústias, e sua visão do Brás – país tropical governado por um ditador que queima café.

O texto da peça venceu o Concurso Nacional Jovens Dramaturgos. A censura é 18 anos e os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).

O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações são obtidas através do telefone 85 3366 7832.

Fonte: Prof. Ghil Brandão, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832