Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas inscreve trabalhos até dia 30

Imagem: Cartaz do IV Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas e de Comunidades Tradicionais (IVCTurTI) (Imagem: Divulgação)Estão abertas, até dia 30, as inscrições de trabalhos para o IV Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas e de Comunidades Tradicionais (IVCTurTI): ataques aos seus direitos e suas estratégias de enfrentamento. O evento é uma iniciativa do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. Ocorrerá de 10 a 12 de novembro, no Departamento de Geografia, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, Bloco 911 (Av. Mister Hull, s/n).

Serão aceitas três categorias de envio de trabalhos: Resumo, Trabalho Completo e Exposição Fotográfica, dentro dos seguintes eixos temáticos: Políticas governamentais e povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais: a conjuntura atual na América Latina; Turismo e outros projetos de "desenvolvimento" em Terras Indígenas e comunidades tradicionais; Experiências de turismo comunitário no Brasil e outros países da América Latina; e Políticas de educação, escolas diferenciadas indígenas e o turismo. Na programação, o colóquio contará com mesas temáticas, pôsteres, homenagens, apresentações culturais e visitas de campo.

SOBRE O EVENTO – Em sua quarta edição, o Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas e de Comunidades Tradicionais tem o objetivo de fortalecer os debates referentes ao turismo em territórios tradicionais e discutir o turismo comunitário como instrumento de reivindicação dos direitos sociais, territoriais e ambientais. O evento também visa examinar os protagonismos dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais e suas estratégias de enfrentamento vinculadas às práticas socioambientais, culturais e produtivas no contexto do Brasil e de outros países latino-americanos.

Sob a coordenação local dos professores Jeovah Meireles e Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia da UFC, o Colóquio tem a comissão organizadora externa composta pelas professoras Maria Geralda de Almeida e Isis Cunha Lustosa, da Universidade Federal de Goiás (UFG); pelo professor Stephen Grant Baines, da Universidade de Brasília (UnB), e pelo professor José Antônio Souza de Deus, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a parceria de 15 instituições do Brasil, Colômbia, Argentina e Chile.

Inscrições e mais informações estão no site do evento.

Fonte: Profª Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia – fone: 85 3366 9855