Curso de Odontologia em Sobral leva saúde bucal a 24 municípios

Imagem: O Curso de Odontologia de Sobral tem parceria com instituições locais (Foto: Ribamar Neto/UFC)Moradores de Sobral e outros municípios da região Norte do Estado têm encontrado, na Universidade Federal do Ceará, soluções para uma série de problemas na área da saúde bucal.

Assim como ocorre em Fortaleza, por meio de projetos de extensão, o Curso de Odontologia do Campus de Sobral alia a formação acadêmica dos estudantes à prestação de serviços gratuitos. São cerca de 15 projetos, abrangendo até 24 cidades.

Um exemplo disso é o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dor Orofacial (NEPDOR), que já atendeu cerca de dois mil pacientes, de crianças a idosos, com dores na face. A coordenadora do núcleo, Profª Hellíada Chaves, explica que dores na cabeça, no ouvido e nas articulações faciais, relacionadas a problemas no aparelho mastigatório, disfunções da ATM, dentre outros problemas, estão entre os casos tratados e acompanhados no NEPDOR.

Outro projeto do Curso de Odontologia é a Operação Massapê, que leva atividades educativas e tratamento dentário a crianças de escolas públicas desse município, distante 20 quilômetros de Sobral. O trabalho é realizado em parceria com o Centro Especializado Odontológico (CEO) da cidade.

Fantoches, jogos e outras ferramentas são utilizadas pelos bolsistas do projeto para envolver as crianças de 3 a 4 anos, ensinando práticas e promovendo conscientização sobre saúde bucal. Restaurações dentárias e outros tipos de tratamento também são realizados. Atualmente, a instituição atendida pelo projeto é a Escola Antônio Gonçalves Carneiro.

Imagem: Parte da equipe de professores e bolsistas da Odontologia (Foto: Ribamar Neto/UFC)"A gente queria atuar em muito mais escolas, mas, infelizmente, a demanda é muito grande. No futuro, queremos estender esse trabalho", explica o coordenador do Operação Massapê, Prof. Mário Moreira. "Há uma parte da população muito carente, de serviço e de informação. Crianças com perda dentária muito cedo, cáries, tudo por falta de informação", complementa Priscila Frota, aluna do 10º semestre do curso, bolsista do projeto.

SORRISO ABERTO – Idosos moradores de abrigos filantrópicos que perderam todos os dentes e não tiverem acesso a uma prótese dentária são o público-alvo de outro projeto do campus sobralense: o Sorriso Aberto.

Conforme explica o coordenador da iniciativa, Prof. Marcelo Magalhães, o objetivo é devolver o sorriso a esses idosos e ajudá-los a recuperar a autoestima. "Fazemos a prótese a custo zero para o paciente", diz Magalhães.

O projeto teve início no ano passado e o tratamento costuma durar cerca de seis semanas. O abrigo atendido é o da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que auxilia no transporte dos idosos atendidos até a clínica de odontologia do Campus.

Esses são apenas alguns dos exemplos das ações extensionistas da UFC no município, que conta, ainda, com clínica integrada e atendimento de urgência odontológica. Mais informações podem ser obtidas no site do Curso de Odontologia de Sobral.

SERVIÇO:

Clínica Integrada do Curso de Odontologia
O que oferece:
acolhimento e triagem de pacientes e tratamentos agendados.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Local: Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro, Sobral

NEPDOR (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dor Orofacial)
O que oferece: atendimento a pacientes com dores faciais relacionadas ao aparelho mastigatório (não se incluem dores de dente).
Atendimento: terças-feiras, das 18h às 22h. Caso haja vaga disponível, o paciente é atendido no mesmo dia; em caso de não haver, é feito agendamento.
Local: Clínica Integrada do Curso de Odontologia de Sobral (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro, Sobral)

NEPTRAUMA
O que oferece: atendimento a pacientes com traumatismo bucodentário, causado por quedas, acidentes de moto etc.
Atendimento: quartas-feiras, das 18h às 22h. As urgências são atendidas no mesmo dia e o restante do tratamento é agendado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331