Consuni aprova Plano de Internacionalização e institui comitê específico para a área

Imagem: Reunião do Consuni"Um dia histórico para a formatação da Universidade." Com essas palavras, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, ressaltou a importância da aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni), em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11), do Plano de Internacionalização da UFC (disponível para consulta em breve) e da criação do Comitê de Internacionalização (Cominter).  

"É mais um avanço da Universidade quando explicitamos nossa política de internacionalização, porque temos, inclusive, aparecido e nos destacado nos rankings pelo avanço nessa área", destacou o Prof. Henry. Para o reitor, a criação do Cominter marca um processo participativo, "fazendo essa necessidade chegar à ponta e envolver todo o nosso corpo docente, técnico-administrativo e discente, promovendo, na internacionalização, uma oportunidade de crescimento não só institucional, mas também pessoal para cada membro da comunidade universitária".

Confira outras imagens da reunião do Consuni no Flickr da UFC

Com a demarcação de objetivos gerais e específicos, o Plano de Internacionalização da UFC prevê ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Estratégias que busquem viabilizar as atividades também são descritas no documento.

Para o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares, "a elaboração do plano é um marco conceitual importante para a Universidade, determinando como a UFC vai se nortear daqui em diante nas ações de internacionalização". Elaborado, em colaboração, por integrantes da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o documento também contou com auxílio efetivo do Prof. Henry Campos. "Com a contribuição de várias mãos, há uma marca interdisciplinar. O plano vem para tentar modificar e flexibilizar ações em direção ao que a Universidade precisa fazer para alcançar um futuro internacional", conclui o pró-reitor.

COMINTER – Com representantes internos e externos à comunidade acadêmica, o Comitê de Internacionalização da UFC será presidido pelo reitor Henry de Holanda Campos. A vice-presidência fica a cargo do pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares. São membros internos, ainda, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão, de Assuntos Estudantis, de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Administração. Cada uma das unidades acadêmicas também tem representação no coletivo.

Compõem o Cominter, como membros externos à UFC, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Sociedade Consular do Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938