UFC e universidade chinesa firmam convênio de pesquisa em regiões de montanha

Imagem: Reitor ladeado pela comitiva chinesaO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), uma comitiva da Universidade de Jiujiang, da China. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação na área de desenvolvimento relacionado a regiões de montanha. Estiveram ainda presentes o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares, e a Profª Mônica Amorim, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

A reunião teve início com uma apresentação, por parte da comitiva chinesa, da estrutura física e acadêmica da Jiujiang University Clinical Medical College, unidade acadêmica responsável pelo ensino na área de saúde da universidade asiática. Unindo princípios da medicina tradicional chinesa com a medicina ocidental, o local tem como especialidade o ensino em áreas como acupuntura e ortopedia.

Confira outras imagens da recepção à comitiva no Flickr da UFC

Após conversar com os visitantes sobre parcerias em pesquisas na área de saúde, o reitor deu boas-vindas aos visitantes ao entregar um kit de livros com o selo Edições UFC sobre ícones da cultura cearense: Iracema – lenda do Ceará e Mestre Noza, o escultor do Padre Cícero. Da comitiva chinesa, o reitor recebeu uma porcelana com o emblema daquela universidade.

Em seguida, foram assinados os termos, redigidos nos idiomas inglês, português e mandarim. Como explica a Profª Mônica Amorim, a ideia é que essa seja a primeira de outras parcerias com a instituição de ensino da China. "A cooperação é para apoiar o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes na área de desenvolvimento relacionado à região de montanha, e isso não envolve apenas o aspecto econômico, mas também Medicina. O objetivo é, no futuro, propor um novo termo de cooperação focado em ciências farmacêuticas e desenvolvimento de medicamentos, e um terceiro, na área de software e engenharia de computadores", comenta.

Com a assinatura do convênio, a comitiva seguiu em visita para conhecer as instalações do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), no Campus do Pici. Pela manhã, a comitiva visitou o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimentos de Medicamentos (NPDM), no Porangabuçu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331