Médico Dalgimar Beserra de Menezes recebe título de Professor Emérito

Imagem: O Prof. Dalgimar recebeu o título das mãos do Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida (Foto: Viktor Braga)O professor mais homenageado pelas turmas da Faculdade de Medicina recebeu, na noite de quinta-feira (14), no auditório da Reitoria, a mais importante comenda institucional da Universidade Federal do Ceará. O médico patologista e docente Dalgimar Beserra de Menezes é o mais novo Professor Emérito da UFC, título concedido em solenidade que ficou marcada pela irreverência típica do homenageado.

"Dalgimarzinho da Gangorra", como é carinhosamente chamado pelos amigos – apelido em alusão ao distrito de Gangorra, em Itapipoca, onde nasceu – dedicou mais de 40 anos ao ensino médico e à Universidade, mas diz não se considerar um "cientista".

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

"Trabalhei muito com ciência. Mas o que fiz muito foi dar aula. Tenho, talvez, um único mérito, o da disponibilidade de tempo inteiro para os estudantes, o do compromisso com a atividade de ensino até as últimas consequências", afirmou em seu discurso.

A docência começou a ser exercida desde a época de estudante, quando decidiu dar aulas de inglês no cursinho pré-vestibular XII de Maio, da Faculdade de Medicina, ainda hoje existente.

Imagem: Solenidade ocorreu no Auditório da Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)Ao longo de sua vida acadêmica, sobretudo a partir de 1970, quando foi admitido como professor do Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC, produziu 106 artigos publicados em periódicos científicos; 40 capítulos de livros publicados; 175 textos em jornais. Tem 109 trabalhos técnicos e 787 produções técnicas diversas, dentre outros feitos. Poeta, possui, ainda, uma centena de inserções literárias, artísticas e culturais.

"Reitero, em nenhum momento desempenhei o papel de cientista institucional, embora tenha participado de numerosas pesquisas, com todo o gosto e prazer. Esse modo de ser foi compreendido plenamente pela penúltima turma de Medicina para a qual dei aula, em 2016, que me firmou o diagnóstico de semiautista", brincou, arrancando risos da plateia.

O Prof. Dalgimar ajudou a fundar o Serviço de Verificação de Óbitos, emprestando seus talentos às autoridades sanitárias, nomeadamente na grande epidemia de dengue, de 1994. Aposentado em 2012, continuou sua batalha na Faculdade de Medicina, no Hospital Geral de Fortaleza e no Conselho Regional de Medicina, onde ocupou diversos cargos, ao longo de 35 anos.

Imagem: O Prof. Dalgimar tem mais de 40 anos dedicados à UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)SAUDAÇÕES – A solenidade de entrega do título foi conduzida pelo vice-reitor em exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida. "Dalgimar se constitui, de fato, em modelo para quantos abraçam o ensino superior. É isso o que, na essência, o torna Emérito. O honroso título é concedido àqueles mestres que atingiram alto grau de projeção no exercício da atividade acadêmica. Daí o motivo pelo qual a insígnia reluz com tanto brilho no peito do Prof. Dalgimar", afirmou o vice-reitor.

O homenageado foi saudado pelo vice-diretor da Faculdade de Medicina e amigo, Prof. Francisco das Chagas de Medeiros. "Este é um reconhecimento da Universidade à contribuição especial que o professor deu e continuará a dar", disse o docente, que aproveitou seu discurso para destacar algumas marcas da personalidade do amigo.

DISCURSO POLÍTICO – Militante político, o Prof. Dalgimar fez parte, "clandestinamente", segundo ele, de partidos como PCB e PCdoB, não se tendo filiado. Reforçando sua defesa por justiça social, ele encerrou a cerimônia em tom político.

"Sempre fiz política, sempre conspirei e muito, e eventualmente cometi erros graves. Vou continuar a fazer política, sempre relacionada, espero, à justiça social, aos direitos humanos, à defesa da diversidade humana, à construção de um Estado de bem-estar social".

A homenagem foi prestigiada por autoridades universitárias, pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, por ex-gestores da Saúde do Estado, como o ex-secretário Anastácio Queiroz, dentre outras personalidades.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331