Graduação em Saúde Coletiva e políticas públicas de saúde são temas de seminário

Imagem: Foto de recepção de hospital público com adesivo do SUSO Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará promoverá, na quinta-feira (21), seminário voltado para a discussão de dois temas relevantes na área da saúde: o cenário da graduação em Saúde Coletiva no País e as repercussões da conjuntura atual nas políticas públicas voltadas para a saúde.

O evento, aberto a toda a comunidade universitária, ocorrerá no Auditório Paulo Marcelo (Rua Alexandre Baraúna, 949, térreo do bloco didático, Campus do Porangabuçu). Não é necessário realizar inscrição prévia.

Sobre o primeiro tema, em pauta das 9h às 12h, serão analisadas as características dos cursos de graduação em Saúde Coletiva existentes no Brasil, o perfil dos egressos e seus campos de atuação. Também será discutida a pertinência da criação de um curso de graduação em Saúde Coletiva no Ceará, uma vez que a UFC ainda não o oferece.

Com maior abrangência, o segundo tema a ser debatido no seminário, das 14h às 16h, tem por objetivo analisar como o cenário político e econômico mais recente repercutirá em políticas públicas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ensino superior na área da saúde, considerando-se as medidas e reformas já implementadas ou pendentes de aprovação pelos atuais governos federal e estaduais.

Participarão do seminário professores da UFC e convidados de outras instituições de ensino superior (IES), como Alcides Silva de Miranda, professor associado dos cursos de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Também comporão as mesas de discussão Cipriano Maia Vasconcelos, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro da atual Diretoria da Abrasco, e Eurivaldo Sampaio de Almeida, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Fonte: Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fones: 85 3366 8044 e 3366 8050