Tecnologias assistivas para paciente com sequela de AVC é tema de evento na Fisioterapia

Imagem: O Encontro marcará o lançamento do grupo de pesquisa HEMITEC Fortaleza (Foto: Freepik.com)A Liga Fisioneuro, projeto de extensão do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, realiza nesta sexta-feira (22) o 1º Encontro HEMITEC – Soluções Tecnológicas nas Condições de Hemiparesia (paralisia branda de uma das metades do corpo) e Hemiplegia (paralisia mais acentuada de uma das partes do corpo).

A atividade ocorrerá a partir das 8h, no auditório do Curso de Farmácia (Rua Capitão Francisco Pedro, 702, Rodolfo Teófilo) e marcará o lançamento do grupo de pesquisa HEMITEC Fortaleza, que enfoca as novas possibilidades do uso de tecnologia assistiva na recuperação do paciente hemiparético e hemiplégico.

Como explica a Profª Lidiane Lima, coordenadora da Liga Fisioneuro, o grupo reunirá pesquisadores da UFC, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário Estácio do Ceará.

"A ideia é desenvolver duplas de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias assistivas a pacientes com acidente vascular cerebral, uma das principais causas de morte no País. Serão cinco professores, além de estudantes de pós-graduação, para um estudo que tem a previsão de durar uma década", afirma.

ENCONTRO HEMITEC – Na programação do 1º Encontro HEMITEC constam quatro palestras: "Tecnologia wearable para diagnóstico e tratamento de sujeitos com hemiparesia", com o Prof. Henrique Resende, da UFMG; "Desenvolver tecnologias e inovar dentro da Universidade: na experiência NTAAI-UnB", com o Prof. Emerson Martins, da UnB; "Evidências científicas do desempenho muscular em pessoas com hemiparesia", com a Profª Michelle Rabelo, do Centro Universitário Estácio do Ceará; e "Tecnologias assistivas na fisioterapia neurofuncional: o que sabemos até o momento", com a Profª Lidiane Lima, do Departamento de Fisioterapia da UFC.

O grupo conta com a participação do Prof. Shamyr Castro, docente do Departamento de Fisioterapia. Mais informações e inscrições através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Lidiane Lima, do Departamento de Fisioterapia da UFC – fone: 85 3366 8632