Coordenadores de programas de pós-graduação comemoram ótima avaliação da Capes

Imagem: Coordenadores celebraram a avaliação da Capes em reunião acompanhada pela imprensa (Foto: Viktor Braga/UFC)Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20), no Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará, coordenadores de programas de pós-graduação avaliaram o ótimo desempenho da UFC na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nessa terça-feira (19). O encontro foi acompanhado por veículos da imprensa cearense.

"Vocês são os motores da excelência da UFC", parabenizou o vice-reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, que destacou, ainda, a relação direta da qualidade da pós-graduação com a graduação. "Eu consigo ver o reflexo, na pós, dos cursos de graduação que obtiveram bons resultados nas últimas avaliações", disse o Prof. Custódio.

Três programas de pós-graduação da UFC obtiveram, pela primeira vez, nota máxima na avaliação da Capes: Física, Matemática e Engenharia Civil: Recursos Hídricos. Além disso, a Universidade passou a ter sete cursos com nota 6: além de Farmacologia e Ciências Médicas, que mantiveram a nota da avaliação anterior, os programas de Geografia, Química, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Química e Enfermagem foram promovidos, como o crescimento da nota de 5 para 6.

Além desses avanços, os cursos com nota 5 ("excelência nacional") passaram de 15 para 19 (após análise de recursos divulgada em dezembro). Veja quadro com a nota por curso e comparativo entre a UFC e outras universidades federais do N/NE

O assessor especial do Gabinete e pesquisador institucional da UFC, Prof. Ciro Nogueira, ressaltou que a "UFC está mudando de perfil", projetando-se internacionalmente, sem deixar de lado a preocupação com a pesquisa sobre aspectos locais.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, afirmou que o resultado é um marco histórico que torna a UFC mais prestigiada e mais competitiva no cenário científico internacional, o que deve provocar impacto positivo em relação à atração de investimentos e parcerias.

Vários coordenadores de programas de pós-graduação que tiveram ampliação da nota pela Capes celebraram o feito. A UFC torna-se a universidade do Norte e Nordeste com maior número de programas com excelência internacional.

Saiba mais: Avaliação da Capes aponta crescimento da pós-graduação brasileira

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331