Procurar no portal

Conheça os programas de pós-graduação da UFC com nota máxima na avaliação da Capes

Pós-Graduação em Física – O Programa de Pós-Graduação em Física da UFC foi inaugurado em 1976 com o curso de mestrado. Anos depois, em 1989, começou o curso de doutorado. Em mais de 40 anos de atividades, o programa formou 354 mestres e 208 doutores.

O programa atua em diferentes áreas da Física básica e aplicada. Na primeira, desenvolve pesquisa teórica e experimental em física do estado sólido, com destaque no estudo de matérias na escala nanométrica e materiais funcionais (base de novas tecnologias); física das partículas elementares e gravitação; física de moléculas biológicas; astrofísica estelar (com destaque na busca por novos sistemas planetários); e física estatística e sistemas complexos, área que trabalha com aplicações tão diferentes como fisiologia pulmonar e ciência das cidades.

Quanto às pesquisas aplicadas, destacam-se as que têm gerado soluções inovadoras em tecnologias de sistemas de comunicação, qualidade de fármacos, dinâmica de águas subterrâneas para auxiliar o gerenciamento de recursos hídricos e exploração e recuperação de poços de petróleo.

O corpo permanente do programa é formado por 30 professores, 26 dos quais são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nos últimos 5 anos, foram publicados mais de 600 trabalhos científicos, metade veiculada em revistas internacionais de alto impacto. Como consequência da forte inserção internacional, os trabalhos têm sido realizados em co-autoria com pesquisadores de cerca de 50 países, distribuídos em todos os continentes.

Pós-Graduação em Matemática – O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) da UFC foi criado em 1965 com o curso de mestrado, tendo incorporado o doutorado em 1995, com a linha de pesquisa Geometria Diferencial. Em 5 décadas de história, o programa formou 348 mestres e 72 doutores.

O programa atua em quatro áreas de concentração: geometria diferencial; singularidades e topologia; análise de equações diferenciais parciais; e combinatória. Entre as linhas de pesquisa na Geometria Diferencial da UFC, destacam-se a Geometria de Subvariedades e a Análise Geométrica, com equações diferenciais relativas a ambientes geométricos curvos.

Na linha de pesquisa em singularidades, o grupo que estuda o assunto aborda a Geometria Lipschitz de conjuntos e funções semialgébricas e suas singularidades. Os estudos sobre equações diferenciais parciais abrangem aspectos da teoria de regularidade e comportamento assintótico de soluções e geometria de superfícies de nível. No campo da combinatória, os pesquisadores se aprofundam em teoria dos grados, combinatória extremal e combinatória probabilística.

O quadro permanente do programa é composto por 25 professores, sendo 84% bolsistas de produtividade do CNPq. O PGMAT conta ainda com sete docentes colaboradores.  

Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos – O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos, vinculado ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA), iniciou suas atividades em 1972 com a Especialização em Hidrologia. A área de concentração em Recursos Hídricos inaugurou o mestrado em 1975 e o doutorado em 1995.

O programa possui três áreas de concentração: Recursos Hídricos, Saneamento ambiental e Geotecnia. Na área de Recursos Hídricos, as linhas de pesquisa que se destacam são Clima e Hidrologia Superficial e Subterrânea, Gestão de Recursos Hídricos, Águas Urbanas e Hidrodinâmica e Qualidade das Águas Superficiais. Outros temas desenvolvidos pelos pesquisadores envolvem tecnologia e gestão ambiental; avaliação e estudos geotécnicos; e geotecnia aplicada à construção e manutenção de infraestrutura de obras hídricas no semiárido nordestino.

O quadro docente do programa é composto por 17 professores permanentes, com 41,2% de bolsistas de produtividade do CNPq, e seis colaboradores. Nos últimos 5 anos, o programa teve 248 artigos publicados em periódicos indexados com Qualis A1, A2 e B2. Até hoje, formou 434 mestres e 147 doutores.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300