Congresso de História da Educação do Ceará tem início nesta sexta-feira (22), em Icó

Imagem: Logomarca do eventoCom o tema "Histórias de corpo, religião e educação" começa nesta sexta-feira (22) e segue até domingo (24), no município de Icó (a 365 km de Fortaleza), o XVI Congresso de História da Educação do Ceará (CHEC). O encontro é promovido pela linha de pesquisa História e Educação Comparada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

O principal objetivo do congresso é apresentar a produção acadêmica de pesquisadores experientes e em formação, com diferentes recortes e perspectivas, que incida sobre a temática geral proposta para o evento. Além disso, a ideia é articular as iniciativas de investigação na área de História da Educação de diversos grupos de pesquisa das universidades públicas cearenses, com interesse de debate e pesquisas afins. Outra intenção é estabelecer parcerias internacionais, em especial com universidades e grupos de pesquisa de Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos e México.

Após o credenciamento e uma apresentação cultural, haverá a abertura oficial, cuja mesa contará com autoridades locais de Icó, bem como os professores Marconiêr Chagas Mota (da rede pública de Icó e da Faculdade Vale do Salgado), Maria Juraci Maia Cavalcante (representante da linha de pesquisa História e Educação Comparada/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC) e Patrícia Helena Carvalho Holanda (coordenadora do XVI CHEC).

A conferência de abertura ocorrerá às 10h30min, com o tema "História do corpo: psicomotricidade relacional e educação", a ser ministrada pelo Prof. João Costa, da Universidade de Évora, em Portugal. Destaque também para o lançamento do e-book Diálogos com João dos Santos pelo Jardim das Amoreiras. Mesas-redondas, lançamentos de livros e várias outras atividades integram a programação, que pode ser consultada no site do evento.

"O Congresso é uma oportunidade de unirmos a produção teórica com as experiências práticas no campo da história da educação", sintetiza a Profª Patrícia Helena. Ela destaca também o estreitamento da Universidade com o Interior do Estado e, ao mesmo tempo, a contribuição que o evento oferece para o diálogo internacional das pesquisas na área. "Nossas pesquisas são interdisciplinares e multidisciplinares. A participação do Prof. João Costa, inclusive, é muito importante, porque é alguém da Psicologia, pesquisador da psicomotricidade, dialogando com a educação, o que nos traz novas percepções", completa a professora.

Ainda há algumas vagas remanescentes para inscrição, que pode ser feita no local do evento.

Para outras informações, a secretaria do XVI CHEC está disponível pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se a pessoa interessada preferir contato direto com a linha de pesquisa História e Educação Comparada, a mensagem deve ir para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Patrícia Helena Carvalho Holanda, coordenadora do XVI Congresso de História da Educação do Ceará – fone: 85 3366 7687