Agência UFC de Notícias: fármacos, aeronaves e pão de açaí são destaques da semana

Imagem: O Labiman trabalha com redirecionamento de fármacos e já desenvolveu gel para tratamento de candidíase (Foto: Viktor Braga/UFC)A Agência UFC de Notícias, canal de divulgação de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará, traz mais destaques para essa semana. Entre eles, uma pesquisa voltada para o aumento do tempo de vida útil do fármaco fluconazol, principal antifúgico usado hoje no sistema público de saúde brasileiro, que enfrenta problemas de resistência dos microorganismos.

O estudo é feito pelo Laboratório de Bioprospecção de Moléculas Antimicrobianas (Labiman), que trabalha com o redirecionamento de fármacos, ou seja, a atribuição de novos usos a remédios já conhecidos da ciência. No caso do fluconazol, está sendo realizada a associação do fármaco com a amiodarona, originalmente um antiarrítmico. A pesquisa já gerou, pelo laboratório, um gel destinado ao combate da candidíase. A matéria pode ser acessada no site da Agência.

Também é possível conferir reportagem sobre a criação de um produto alimentício que tem tudo a ver com o Brasil: o pão de açaí. Desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia de Cereais, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, a pesquisa foi inclusive premiada em congresso da Malásia.

Imagem: A Avoante Aeromec é formada por alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFC (Foto: Divulgação/Avoante Aeromec)Além disso, no campo da extensão, há a história da Avoante Aeromec, uma equipe formada por estudantes do curso de Engenharia Mecânica voltada para a construção de veículos aéreos não tripulados. O grupo é o representante do Ceará na Competição SAE (Society of Automotive Engineers) Brasil Aerodesign, com uma aeronave de dois metros de envergadura, construída com total autonomia pelos alunos.

A Agência UFC traz, sempre às quartas-feiras, histórias de pesquisa e extensão, livres para reprodução por qualquer pessoa ou veículo de comunicação, desde que seguidas algumas orientações. O portal é gerenciado pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331