Professores Huygens Garcia e Liberal de Castro recebem hoje (29) troféu Sereia de Ouro

Imagem: O Prof. Huygens é referência na área de transplantes de fígado (Foto: Jr. Panela/UFC)Os professores José Huygens Parente Garcia, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, e José Liberal de Castro, docente aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, receberão nesta sexta-feira (29), às 21h, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro), o troféu Sereia de Ouro.

A comenda foi criada há 47 anos pelo industrial Edson Queiroz, fundador da TV Verdes Mares.

Graduado em Medicina (1978-1983) e doutor em Farmacologia pela UFC, o Prof. Huygens dedicou 34 anos à Medicina, tendo-se tornado referência nacional quando o assunto é transplante de fígado. Ele é o responsável pelo primeiro transplante hepático no Ceará, no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

É lá que chefia o Serviço de Cirurgia Digestiva e Transplante de Fígado, o maior serviço do gênero da América do Sul. Atualmente, se divide entre procedimentos cirúrgicos no HUWC e outros hospitais e o ensino na Faculdade de Medicina da UFC, onde começou a lecionar em 1994 e é professor titular.

Imagem: O Prof. Liberal de Castro participou da instalação da Escola de Arquitetura da UFC (Foto: Arlindo Barreto)A história profissional do Prof. Liberal de Castro se confunde com a própria arquitetura do Ceará. Em 1964, participou da instalação da Escola de Arquitetura da UFC, onde atuou em sala de aula, desenvolveu pesquisas e orientou estudantes até se aposentar no atual Departamento de Arquitetura e Urbanismo em 1981, quando também se tornou livre-docente. A biblioteca do Departamento, inclusive, leva seu nome.

Professor Emérito da UFC, também foi arquiteto do antigo Departamento de Obras e Projetos da Instituição, tendo integrado equipes que projetaram prédios importantes, como o da Pró-Reitoria de Extensão (antigo Departamento de Cultura, em 1961) e o da Imprensa Universitária (1967). É também fundador e ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará. Entre seus projetos está a versão original do Estádio Plácido Castelo, o Castelão.

Os outros agraciados com o troféu Sereia de Ouro em 2017 serão a biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes e o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) José Coêlho Ferreira. Com informações do jornal Diário do Nordeste.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331