Encontro Norte-Nordeste do Fonaprace é aberto com solenidade na Reitoria

Imagem: Fórum foi aberto no auditório da Reitoria, com a presença do reitor da UFC, Prof. Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)O XIV Encontro das Regionais Norte-Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) foi aberto na noite desta quarta-feira (4), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Reunindo representantes de 27 universidades das duas regiões, o evento segue até amanhã (6). O tema é "Assistência Estudantil como garantia de direitos: propostas, desafios e expansão de práticas nas instituições públicas de ensino superior no Brasil".

Como órgão consultivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Fonaprace deve elaborar, ao final do evento, a Carta de Fortaleza, documento que vai reunir resultados de discussões temáticas em quatro grupos de trabalho.

Veja outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFC, Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto, destacou a satisfação de ver o encontro ser realizado na Instituição. Entre as pautas do evento, o pró-reitor destacou discussões sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). "A grande luta do Fórum é para que o Pnaes, hoje juridicamente embasado num decreto-lei, o 7234/2010, seja transformado em política de Estado, pois, por uma certa fragilidade, ele pode ser facilmente substituído ou simplesmente extinto, de acordo com a vontade do governo", afirmou o Prof. Manuel Furtado.

Imagem: Reitor da UFC discursa na abertura do fórumMOMENTO – Pró-reitor de Gestão Estudantil e Inclusão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Prof. Severino Mendes de Azevedo Júnior representou a coordenação Nordeste do Fonaprace na solenidade e reforçou as palavras do pró-reitor da UFC ao apoiar estratégias de defesa do Pnaes como política de Estado. "Se um aluno assistido tem sucesso acadêmico diferenciado, se o número de egressos aumenta quando se fortalece a política de assistência estudantil, o momento é de reflexão em cada universidade para que sejam trabalhados os dados do Pnaes para sua proteção", concluiu.

RAZÃO DE SER – Presente à solenidade, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, saudou o público e falou da honra em receber o evento. "Os gestores universitários aqui presentes lidam, no dia a dia, com aquele segmento que se constitui na própria razão de ser da universidade: os estudantes. Faz parte do seu cotidiano exercitar o acolhimento, a humanização, o diálogo, a superação de conflitos", afirmou.

Em um momento político difícil para as universidades públicas, o Prof. Henry Campos lamentou a morte do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e, em respeito ao dirigente, pediu ao público um minuto de silêncio.

Também compuseram a mesa da solenidade o Prof. João de Deus, representando a Coordenação Norte do Fonaprace, e o titular da Secretaria Executiva Regional IV da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Sales de Oliveira.

Fonte: Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFC – fone: 85 3366 7440