UFC inicia censo de serviços de atendimento para integrar plataforma do governo federal

Imagem: Cartaz sobre o que é um serviço público de atendimentoA Universidade Federal do Ceará, por meio de uma comissão formada pela Ouvidoria, Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Secretaria de Governança, está aplicando o Censo de Serviços de Atendimento da UFC. O objetivo é reunir dados para se antecipar à futura Plataforma de Cidadania Digital – canal único e integrado do Governo Federal para amplo acesso dos serviços públicos de atendimento à sociedade.

De acordo com a comissão, o levantamento interno é o início do processo para conhecer mais profundamente os serviços de atendimento ao público dos quais a UFC dispõe, quem são seus usuários e quais as ferramentas utilizadas. O censo foi encaminhado, via e-mail institucional, para todos os titulares de cargo de direção e chefia e deve ser respondido virtualmente. Mais informações com a Secretaria de Governança, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do telefone 85 3366 7437.

Conforme preconiza o Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, a nova plataforma, além de proporcionar a centralização das informações e serviços, possibilitará a diminuição de uso de papel, economia de tempo e eficiência na prestação do serviço, ampliando o exercício da cidadania no País.

Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Portal de Serviços do Governo Federal se tornará o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos. "Além de praticidade e agilidade para cidadãos e empresários, os serviços digitais reduzirão em até 97% o custo para o governo e eliminarão os deslocamentos desnecessários, o tempo de espera nas filas, a impressão de certidões e a autenticação de documentos, algumas das dificuldades enfrentadas atualmente no atendimento presencial", projeta o Ministério.

Fonte: Profª Ruth Carvalho, diretora da Secretaria de Governança – fone: 85 3366 7437