Mostra "Velhices e doença no cinema" tem início na segunda-feira (9), nas Ciências Sociais

Imagem: A Mostra promoverá debates sobre filmes que focalizam o processo de envelhecimento e as doenças a ele associadas (Imagem: Divulgação/NUSS)Em comemoração aos seus 10 anos de atuação, o Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS) da Universidade Federal do Ceará realiza, a partir desta segunda-feira (9), a mostra "Velhices e doença no cinema".

A atividade, que contará com exibições de filmes que focalizam o processo de envelhecimento e as doenças a ele associadas, destacando o mal de Alzheimer, tem início às 16h, na sala de audiovisual do Departamento de Ciências Sociais, na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, 1º andar, Benfica) com o filme Para sempre Alice (EUA/França, 2014).

Com direção de Richard Glatzer e Wash Westmoreland, a obra narra a história ficcional da linguista e professora de Harvard Alice Hownland, que no auge de sua vida profissional se depara com o diagnóstico de Alzheimer precoce. No papel principal está a atriz Julianne Moore, que ganhou mais de 30 prêmios por sua atuação no filme.

A Mostra segue até dezembro, e as outras exibições ocorrerão no horário das 14h às 16h30min, de acordo com a seguinte programação: dia 23/10 – Iris (EUA, 2001); dia 06/11 – A viagem do meu pai (França, 2015); dia 20/11 – Longe dela (Canadá, 2006); dia 4/12 – O filho da noiva (Espanha/Argentina, 2001); dia 11/12 – Amor (França, 2012).

A participação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Será emitido certificado de participação ao final da mostra para aqueles que tiverem frequência igual ou superior a 75% na atividade.

A coordenação da mostra é dos professores Francisco Barros Júnior e Cristian Paiva e da estudante de graduação em Ciências Sociais Iana Bezerra. Mais informações na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, pelo telefone (85) 3366 7421 ou na página do núcleo no Facebook.

Fonte: Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade da UFC – fone: 85 3366 7421