Laboratório de Entomologia Aplicada realiza pesquisa com universidade australiana

Imagem: A doutoranda Marianne Barbosa integra o Laboratório de Entomologia Aplicada da UFC e cumpre período de doutorado-sanduíche na Austrália (Foto: Arquivo pessoal)O Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) da Universidade Federal do Ceará está participando de uma pesquisa, desenvolvida na Universidade de Queensland, Austrália, que avalia diferentes níveis de exposição de um inseticida em populações de traça-de-repolho da espécie Plutella xylostella (Lepidoptera: Plutellidae).

A participação do laboratório se dá através da doutoranda Marianne Gonçalves Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFC, que está em período de doutorado-sanduíche na instituição australiana. O inseticida utilizado na pesquisa tem como base a substância deltametrina, à qual as populações da traça-do-repolho são altamente resistentes.

O orientador de Marianne na UFC, Prof. Patrik Pastori, cita que o orientador da estudante no exterior, Prof. Michael Furlong, tem estudos que servem de referência para o desenvolvimento de políticas de proteção vegetal, com gestão de investigação integrada das culturas em apoio à intensificação sustentável da produção de culturas de alto valor. Entre outras pesquisas, o Prof. Furlong atua em trabalhos com manipulação para suprimir a resistência aos inseticidas, principalmente na área de resistência de P. xylostella.

Além disso, a Universidade de Queensland, por meio da Escola de Ciências Biológicas, lidera uma iniciativa ímpar na área de ecologia aplicada, desenvolvendo pesquisas de seleção de plantas hospedeiras por adultos e comportamento de lepidópteros-praga, principalmente a espécie P. xylostella, buscando compreender a biologia e o comportamento destes indivíduos nos mais diferentes ecossistemas.

"Essa parceria visa fortalecer a rede de pesquisas entre os pesquisadores do Brasil (UFC) e da Austrália (UQ) e permitir o acesso às novas tecnologias na área de produção agrícola, visto que a Austrália possui muitas inovações nesse campo e seus grupos de pesquisa estão envolvidos no desenvolvimento de pesquisas avançadas sobre o manejo de resistência de diversos lepidópteros-praga", diz o Prof. Pastori.

Fonte: Prof. Patrik Pastori, do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) – fone: 85 3366 9680