UFC participa de seminário internacional de saúde que discute novas ideias no SUS

Imagem: O reitor Henry Campos mediará os debates do seminário no sábado (7) (Foto: Jr. Panela/UFC)Os problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza abriram espaço, na sexta-feira (6) e sábado (7), para uma discussão sobre soluções criativas e experiências bem-sucedidas em nossos postos e hospitais. Foi para debater ideias inovadoras que médicos, gestores e representantes de entidades de classe e da Universidade Federal do Ceará participaram do Seminário Internacional da Saúde de Fortaleza, evento da Prefeitura do qual a UFC é parceira e participou desde a concepção até a coordenação dos trabalhos.

A abertura do seminário, na manhã de sexta-feira (6), no hotel Gran Mareiro, teve a participação do reitor Henry Campos, que mediou os debates durante o sábado (7). "A UFC tem todo o interesse em colaborar com esse seminário. Nossos alunos (de cursos da área de saúde) são formados no SUS, os profissionais em atuação são formados na UFC, há uma integração muito grande", explicou o reitor.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, fizeram enfáticos agradecimentos à colaboração e ao protagonismo da UFC neste e em outros eventos de planejamento estratégico da Capital. Além da parceria com a Prefeitura, a Instituição também tem se envolvido em atividades do Governo do Estado – na última segunda-feira (2), a UFC participou da apresentação do Plano Ceará 2050, no qual atua como coordenadora.

Imagem: O prefeito Roberto Cláudio fez enfático agradecimento à colaboração e ao protagonismo da UFC neste e em outros eventos de planejamento estratégico da Capital (Foto: Jr. Panela/UFC)O SEMINÁRIO – O objetivo do Seminário Internacional era unir a experiência dos profissionais de saúde da rede municipal ao conhecimento de palestrantes convidados na busca por ideias inovadoras para Fortaleza e revisar, assim, o Planejamento Estratégico da Saúde, tendo como base o Fortaleza 2040. "É uma oportunidade de pensar diferente, instigar os participantes a focarem no que podemos fazer de novo", explicou a secretária Joana Maciel.

O reitor Henry Campos convidou os cerca de 350 participantes a pensarem de forma propositiva. "Vamos deixar lá fora os problemas. Vamos reportar aqui nossas experiências bem-sucedidas. Vamos nos despir das roupas velhas, que já tomaram a forma do nosso corpo, e façamos a travessia de roupa nova. Com mente, coração e espírito abertos, para a gente fortalecer o SUS de Fortaleza", convidou o Prof. Henry Campos no discurso de abertura.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o objetivo é que, com a elaboração e execução de novos modelos, projetos e iniciativas na área de saúde, Fortaleza possa ser modelo para ações em âmbito federal. Ele lembrou que programas como o Saúde da Família e ações na área de saúde mental implementadas pela União nasceram de experiências locais.

Imagem: Programação do seminário acontece no hotel Gran Mareiro (Foto: Jr. Panela/UFC)PROGRAMAÇÃO – Na sexta-feira (6), os participantes assistiram à palestra de Carlos Alberto Nunes, médico da Coordenação Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS), médico da família pioneiro do movimento construtor das unidades de saúde da família de Portugal. Como debatedores, participaram o prefeito Roberto Cláudio e o médico e professor da UFC Carlos Roberto Martins (Cabeto).

No sábado, o evento abordou "O Desafio da Integração das Redes de Atenção à Saúde", com palestra do médico Enric Agustí, consultor da CHC Consultoria e Gestão do Consórcio da Saúde da Catalunha (CSC) – Espanha. Atuaram como debatedores o secretário de saúde do Estado do Ceará, Henrique Javi, e o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Josete Tavares.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331