Universitária FM estreia a radionovela "O demônio familiar" nesta terça-feira (10)

Imagem: A trama contará com quatro capítulos, indo ao ar de terça (10) a sexta-feira (13) (Foto: Viktor Braga/UFC)A obra O demônio familiar, do escritor cearense José de Alencar, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM 107,9 em meio às comemorações dos 36 anos da emissora, celebrados no dia 15 de outubro. A trama contará com quatro capítulos, indo ao ar de terça (10) a sexta-feira (13) em três horários: 7h, 12h30min e 18h30min.

Com orientação da atriz Taciana Moura Morais e do jornalista Caio Mota, coordenador de programação da Universitária FM, a radionovela é uma adaptação do dramaturgo cearense Fernando Lira e vem sendo produzida desde maio deste ano. Trata-se de uma parceria com a Casa de Artes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Peça teatral originalmente escrita em 1857 por José de Alencar, O demônio familiar é ambientado no Rio de Janeiro do século XIX e conta a história da família da viúva D. Maria. Seu filho mais velho e médico recém-formado, Eduardo, assume o posto de chefe familiar, sendo responsável também pelos destinos de sua irmã, Carlotinha, que mantém namoro secreto com Alfredo, amigo de Eduardo.

O grande amor do médico recém-formado é Henriqueta, amiga de Carlotinha, que também ama o rapaz. Entretanto, a união do casal é impedida pela promessa a Azevedo, rapaz rico e recém-chegado de Paris ao qual ela era prometida, em parte para ajudar seu pai, Vasconcelos, a saldar algumas dívidas. O menino Pedro, escravo da família, é quem assume papel importante na trama, promovendo intromissões na vida amorosa dos personagens.

O GÊNERO RADIONOVELA – Gênero consagrado na Era de Ouro do rádio, as radionovelas reuniram grande audiência entre as décadas de 1930 e 1950. Além de importantes para a história do rádio brasileiro, as produções forneceram muitos dos atores que, posteriormente, também fariam sucesso nos folhetins televisivos.

"Ter radionovelas de volta à nossa programação, como estamos fazendo nos últimos dois anos, é de extrema importância para a valorização do rádio brasileiro", afirma Caio Mota. Além disso, ele destaca o espaço de formação da Universitária FM ao trazer estudantes de teatro para os estúdios explorando esse gênero.

A adaptação de O demônio familiar é o segundo produto da parceria entre a Casa de Artes e a emissora. Em 2016, durante as comemorações de 35 anos da Universitária FM, foi ao ar a radionovela A mão que balança o bolso, que também contou com orientação de Taciana Moura e Caio Mota.

Fonte: Caio Mota, coordenador de programação da Rádio Universitária FM – fone: 85 3366 7471