UFC firma acordo com Prefeitura de Fortaleza para permutas na área da saúde

Imagem: Por ocasião da assinatura do convênio, o reitor Henry Campos destacou que a parceria "vai ampliar os espaços de treinamento dos alunos da UFC e contribuir com a saúde de Fortaleza"  (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Universidade Federal do Ceará firmou, na tarde dessa segunda-feira (9), Acordo de Cooperação Técnico-Científico e Administrativo com a Prefeitura de Fortaleza que permitirá a permuta de profissionais da área da saúde de ambos os lados. O convênio, que terá validade de cinco anos, foi formalizado em cerimônia realizada na Reitoria com a presença do prefeito Roberto Cláudio e do reitor Henry Campos, além de secretários municipais e da administração superior da UFC.

O acordo propõe a execução e acompanhamento dos programas, projetos e ações de interesse comum, voltados para o ensino, a pesquisa e a extensão, visando ao fortalecimento da rede de saúde do município de Fortaleza e do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o reitor Henry Campos, a parceria "vai ampliar os espaços de treinamento dos alunos da UFC e contribuir com a saúde de Fortaleza. Acho que a gente tem muito a fazer. A cidade precisa muito e a Universidade tem mais é que se alinhar com essa gestão, porque com atos como esse ganha a população", defendeu o reitor.

Veja outras imagens da assinatura do convênio no Flickr da UFC

Entre as ações previstas no acordo, estão a integração dos programas de ensino e aperfeiçoamento de residência médica e multiprofissional, especialização e pós-graduação (lato e stricto sensu), a cooperação para o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias para atenção integral da saúde pública e o desenvolvimento de estratégias integrativas entre a UFC e a Secretaria da Saúde do Município para aperfeiçoamento do ensino nos serviços de saúde pública. O Prof. Henry Campos acrescentou ainda que, em até duas semanas, deverá formalizar um acordo nos mesmos termos com o Governo do Estado.

Imagem: O prefeito Roberto Cláudio reforçou que o convênio de permuta de profissionais irá atender melhor a rede de saúde do município (Foto: Ribamar Neto/UFC)Para o prefeito Roberto Cláudio, a parceria gerará benefícios para ambas as partes. "Nós temos profissionais na rede municipal que são superespecialistas e que são necessários, por exemplo, para completar a equipe de transplante de órgão na UFC, como temos profissionais da UFC que são fundamentais para qualificar nossa rede de atenção primária.

Então, basicamente, estamos fazendo o convênio de permuta de profissionais para atender melhor nossas redes e, com isso, servir melhor o paciente", avalia. O prefeito afirmou que é necessário "cada vez mais buscar beber na fonte", em referência à UFC. "Se a gente dispõe de universidade com essa excelência, a gente precisa trabalhar junto e tirar proveito do que aqui é feito e produzido", complementou.

A secretária da Saúde do Município, Joana Maciel, comemorou o convênio: "Nós sabemos que a qualidade dos serviços está intimamente relacionada com capacitação, com educação continuada e com produção de conhecimento. Então, ter a UFC como parceira da Secretaria da Saúde do Município é um grande privilégio".

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Luciano Moreira, explicou que a transferência de profissionais poderá ser feita de forma parcial, com estes prestando serviços tanto à Universidade como à Prefeitura. "O grande ganho é a contribuição complementar que esses profissionais trarão, o que permitirá otimizar nossos serviços e atendimentos", avalia.

Imagem: O reitor Henry Campos e o prefeito Roberto Cláudio trataram de outras parcerias entre a Prefeitura e a UFC, especialmente no campo cultural (Foto: Ribamar Neto/UFC)OUTROS TEMAS – Após a cerimônia, o prefeito Roberto Cláudio, o reitor Henry Campos, secretários de diversas pastas e o pessoal da administração superior da UFC trataram informalmente de outros temas relacionados a parcerias entre a Prefeitura e a Universidade. Um deles, destacou o prefeito, foi o novo Centro Urbano de Arte e Cultura (CUCA), que deverá ser instalado na área do Centro Social Urbano (CSU) do Planalto do Pici, nas imediações do campus. A parceria não está formalizada ainda, mas a ideia é que o equipamento seja cogerido pela UFC, através do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

"A gente deve iniciar a obra, no máximo, no primeiro trimestre do próximo ano. Queremos fazer já, e esse CUCA vai ser um equipamento municipal, mas cogerido com o ICA, um equipamento de formação de pessoal, desenvolvimento de pesquisa e de extensão universitária", adiantou Roberto Cláudio.

Foi discutida ainda a parceria já estabelecida entre a Prefeitura e a UFC para o Corredor Cultural do Benfica e o Parque Rachel de Queiroz, cujas obras, já iniciadas, deverão em cerca de um ano adentrar a área do Campus do Pici Prof. Prisco Barreira. "Há uma série de preocupações da Universidade de como tirar o melhor proveito desse projeto, atendendo a seu plano diretor. E temos de saber como a Universidade pode nos ajudar na execução e no gerenciamento desse trecho do parque que estará dentro do campus da UFC. Tem muita coisa para fazermos juntos", acrescentou o prefeito.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331