Edital do Letras sem Fronteiras oferta duas vagas para bolsistas do NucLi

A Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal do Ceará informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado de bolsistas do Núcleo de Línguas (NucLi-IsF), que participarão da fase piloto do Programa Letras sem Fronteiras (LsF).

O Letras sem Fronteiras tem o objetivo de promover oportunidades de intercâmbio linguístico-cultural para estudantes de graduação em Letras Inglês/Português. O Programa busca valorizar as licenciaturas nas línguas ofertadas pelo IsF, além de promover ações que fortaleçam os processos de internacionalização das universidades brasileiras. A UFC foi uma das cinco universidades nacionais selecionadas para integrar a fase piloto.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão realizadas exclusivamente na Coordenação do NucLi, localizado no bloco Tupinambá, no térreo da área 1 do Centro de Humanidades (Avenida da Universidade, 2683, Benfica), até as 17h do dia 19 de outubro. Foram disponibilizadas duas vagas para a UFC. Detalhes sobre o processo seletivo e os pré-requisitos para se candidatar às vagas estão no edital de seleção.

Essa iniciativa piloto conta com a parceria da Embaixada Americana e da Associação Americana de Universidades e Faculdades Estaduais (American Association of State Colleges and Universities/AASCU), permitindo que 10 professores de inglês dos NucLis das instituições de ensino superior (IES) brasileiras possam realizar um intercâmbio de dois meses em universidades americanas selecionadas e 10 estudantes estadunidenses possam fazer intercâmbio em universidades brasileiras por igual período.

Participam do LsF piloto cinco universidades americanas e cinco IES brasileiras que deverão arcar com custos de alimentação e moradia de seus visitantes. Durante o intercâmbio, os participantes brasileiros desenvolverão oficinas, palestras e divulgarão o Português como Língua Estrangeira (PLE) no exterior, assim como os participantes estadunidenses realizarão atividades voltadas ao ensino de inglês no Brasil, conforme seus planos de atividades. A preparação desses participantes será planejada ​e ​viabilizada ​em ​ambiente ​virtual ​moderado ​pela ​coordenação ​do ​LsF.

A universidade americana parceira da UFC será a Framingham State University. As outras IES brasileiras selecionadas e suas respectivas parceiras são as seguintes: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Northern Arizona University; Universidade de Brasília (UnB) e University of Minnesota Duluth; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Troy University; e Universidade de Pelotas (UFPel) e New Jersey City University.

Fonte: Profª Vládia Borges, coordenadora do Idiomas sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 7923 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.