OPP promove Cine Debates com filmes sobre educação, política e direitos humanos

Imagem: Arte de divulgação com cartaz e nomes dos filmesO Observatório de Políticas Públicas (OPP), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, inicia na próxima terça-feira (17), às 14h, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da UFC (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica), o Cine Debates. A intenção do OPP é incentivar a formação cidadã através da promoção da cultura por meio do cinema.

Até novembro, quinzenalmente, serão exibidos filmes nacionais e estrangeiros, seguidos de discussão sobre temas relacionados a política, direitos humanos e educação. O evento é gratuito, aberto ao público, não demanda inscrição e garante certificado de participação.

O primeiro filme da série será A onda (Die Welle, Alemanha, 2009), dirigido por Dennis Gansel. Conta a história de um professor que, para provar um ponto aos alunos, implanta uma autocracia que começa a sair do controle. Durante o debate será discutido o crescimento de grupos autocráticos na atualidade, como os que promoveram manifestações de extrema direita em Charlottesville, na Virgínia (EUA), cujos participantes gritaram palavras de ordem contra negros, imigrantes, homossexuais e judeus e chegaram a fazer saudações nazistas.

Os próximos filmes programados, com exibições sempre às 14h, são:

31/10 –  Defensorxs (Brasil, 2015) – direção do Coletivo Nigéria, sobre a questão dos direitos humanos no Brasil.

07/11 – O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil, 2006) – direção de Cao Hamburguer, sobre a ditadura no Brasil.

21/11 – O mensageiro (Kill the messenger, EUA, 2014) – direção de Michael Cuesta, acerca do poder de manipulação da mídia.

Para mais informações sobre debatedores e conteúdo dos filmes basta acessar a página do OPP no Facebook.

Fontes: Suzana Mesquita – fone: 85 99940 4987 e Taís Duarte – fone: 85 99695 5368, bolsistas do Observatório de Políticas Públicas da UFC