Professores da UFC lançam livro sobre sistemas e mídias digitais

Imagem: Capa do livro O que é o SMD? A pergunta que mais ecoa pelos corredores, salas e fóruns do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará ganha uma referência inédita, que vai ajudar nas discussões e na busca por essa resposta. O livro Sistemas e mídias digitais: uma introdução, lançado no último dia 3, reúne conceitos e exemplos que são trabalhados nas salas de aulas e fora delas por professores e alunos da graduação.

Idealizada em 2015, a publicação, disponibilizada somente em formato e-book, traz 20 capítulos escritos por professores e alunos de diferentes áreas do conhecimento do SMD. Os artigos abordam temas como jogos, educação e tecnologias, sistemas multimídia, cibercultura, design digital, modelagem 3D, banco de dados, desenho e ilustração, programação, animação digital, gestão de projetos, matemática aplicada, narrativas e mitologia. Para o Prof. Lincoln Mattos, um dos organizadores da obra, o "livro constitui um esforço simbólico do ponto de vista do caráter interdisciplinar que até hoje é discutido no SMD".

O idealizador do livro e um dos coordenadores do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, Prof. Edgar Marçal, ressalta a importância da publicação: "Tenho muito orgulho desse livro. Acho que reúne muito do que a gente faz. São mais de 20 colegas trabalhando em uma obra única. Com esse livro a gente vai ter várias referências para os alunos".

Outro aspecto importante é destacado pela Profª Fátima de Souza, que também participou da organização da obra. "O SMD vem para mostrar uma nova forma de trabalho não só dentro do próprio curso, mas dentro da universidade como um todo. Nesse livro a gente deixa claro que é possível trabalhar com o colega e constatar a importância da disciplina que o colega está ministrando para nossa própria disciplina no processo de ensino", explica.

Além de servir como um guia para quem já está cursando SMD, a publicação também é uma importante referência para estudantes que Imagem: Foto do evento de lançamento ainda não ingressaram na UFC, como afirma o Prof. Gilvan Maia, responsável pelo capítulo que mostra a estrutura geral de um jogo digital: "Esse livro tem o potencial de contribuir muito para a visão de quem está fora do SMD sobre o que o aluno vai encontrar quando chegar aqui. Vai servir também para as disciplinas, mas acredito que tem papel fundamental de divulgar o curso perante a sociedade".

Para o vice-diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. José Aires de Castro Filho, o livro vai contribuir para a consolidação do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, que começou a funcionar em 2010 na UFC. "A gente não deve ser visto de modo comparado a outras unidades que já têm 40, 50, 60 anos, mas como uma unidade que quer fazer coisas novas e, nesse sentido, um lançamento de um livro com esse caráter tem realmente esse papel", avalia.

O livro Sistemas e mídias digitais: uma introdução está disponível em formato digital (e-book) para compra na Internet.

Fonte: Prof. Edgar Marçal de Barros Filho, coordenador do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC – fone: 85 3366 9029