Nota da Reitoria – Professor: formando cidadãos, transformando a sociedade

O Dia do Professor é uma data especial para nós, da Universidade, que fazemos do Ensino Superior um instrumento de transformação da sociedade. A formação de profissionais de alto nível e o conhecimento desenvolvido no campus são contribuições que impactam, fortemente, o avanço social e econômico, gerando crescimento e inclusão, com importante reflexo na redução das desigualdades. Ao mesmo tempo, a Instituição acadêmica é um lócus da atividade cultural, ajudando, também através das artes, a formar cidadãos.

Na UFC, somos quase 2.500 professores, divididos entre os três campi da Capital (Benfica, Pici e Porangabuçu) e os quatro do Interior do Estado (Sobral, Quixadá, Russas e Crateús). Essa é uma massa crítica da qual nos orgulhamos, seja pela titulação invejável e alta produtividade, seja pelo empenho com que se dedica a sua missão, assumindo integralmente o compromisso de assegurar o nosso status de Universidade pública, gratuita e de alta qualidade.

Se a UFC é hoje a melhor universidade do Norte e Nordeste, se continua sua marcha ascendente em todos os rankings que mensuram a qualidade do Ensino Superior no Brasil e no mundo, se somos a quarta instituição que mais registra patentes no País, se 20 dos nossos professores estão entre as referências mais citadas em artigos científicos brasileiros, segundo o ranking Web of Universities, se tudo isto acontece é porque houve uma participação muito forte do corpo docente no esforço para oferecer ao Ceará uma universidade, no mínimo, exemplar.

O Dia do Professor é propício para se externar reconhecimento e agradecimento a esses mestres, que fazem do Ensino, da Pesquisa e da Extensão um instrumento de luta por um Brasil melhor, onde haja decência na vida pública, onde reine a justiça social, onde se instale a Educação no pedestal das grandes prioridades nacionais.

Fortaleza, 15 de outubro de 2017.

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará