UFC participa pela primeira vez, através da Seara da Ciência, da World Space Week

Imagem: Como a World Space Week, a Seara World Space incentiva o interesse pela astronomia, astrofísica e avanços da tecnologia espacial (Imagem: Divulgação/Seara da Ciência)A Universidade Federal do Ceará se integra pela primeira vez, através da Seara da Ciência, à programação da World Space Week (Semana Mundial do Espaço).

Trata-se de iniciativa estabelecida em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que só no ano passado registrou mais de 2.700 eventos em 86 países para divulgar os avanços da ciência na área da astronomia, da astrofísica e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Na UFC, o evento ganhou a denominação de Seara World Space, com curso, palestras e observações do céu.

Nesta quarta-feira (18), a programação terá duas palestras no auditório da Seara (Rua Abdênago Rocha Lima, s/n), na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Às 14h30min, o Prof. Demerval Carneiro, diretor do Planetário Rubens Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e coordenador de Astronomia da Seara da Ciência, falará sobre o tema "A vida e a morte das estrelas". Às 16h20min, é a vez da palestra intitulada "O legado da sonda Cassini-Huygens", a ser feita pelo Prof. Daniel Brito, astrofísico e docente do Departamento de Física da UFC. As palestras são abertas ao público e gratuitas.

Imagem: Logomarca da World Space WeekO Prof. Demerval Carneiro informa que para esta semana também estão programadas observações do céu no Observatório Astronômico da Seara. Como essa atividade depende das condições do tempo (o céu não pode estar nublado), ele recomenda que o público interessado entre em contato antes com a Seara pelo telefone (85) 3366 9245.

Ainda como parte da programação, no último dia 12, a Seara da Ciência fez a entrega de certificados de conclusão do Curso Básico de Astronomia a 45 alunos do ensino médio da rede pública. "Eles tiveram aulas teóricas e práticas no Observatório Astronômico da Seara e no Planetário do Dragão do Mar em setembro e no início deste mês e vão participar das observações durante a Seara Space Week", diz.

A data oficial da World Space Week decretada pela ONU é de 4 a 10, mas ao longo do mês de outubro ocorrem programações em todo o mundo inspiradas no tema "Explorando novos mundos no espaço". Na UFC, a Seara World Space é organizada pelo Prof. Ednardo Rodrigues e tem a coordenação dos professores Demerval Carneiro e Marcus Vale, diretor da Seara da Ciência.

Fonte: Prof. Demerval Carneiro, coordenador de Astronomia da Seara da Ciência e diretor do Planetário Rubens Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – fone: 85 3366 9345