CEA promove hoje (19) painel sobre medicinas integrativas e novas fronteiras da saúde

Imagem: Cartaz de divulgação do eventoNesta quinta-feira (19), das 10h às 12h, o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará receberá o quinto encontro de uma série de conferências multidisciplinares que o Colégio de Estudos Avançados (CEA) promove mensalmente até o fim do ano.

O quinto painel da série denominada Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte discutirá as "Medicinas integrativas e novas fronteiras da saúde", com participação dos professores Paola Tôrres Costa e Paulo Henrique Martins.

A conferência vai instigar a reflexão sobre os seguintes aspectos: o que devemos integrar; barreiras enfrentadas ao realizar uma educação voltada para o novo; impacto das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) na educação médica; importância de uma medicina integrativa; ciência e cultura e o papel da medicina tradicional; medicina com poesia – o cordel e a cantoria como linguagem de ensino e aprendizagem; dádiva da percepção, do acolhimento, da valorização dos saberes nos cuidados com a saúde.

O evento é aberto a toda a comunidade universitária e ao público em geral. Os interessados podem realizar inscrição por meio de formulário on-line. A Reitoria da UFC fica na Avenida da Universidade, 2853, Benfica.

Paola Tôrres Costa é graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1989), doutora em Farmacologia pela UFC (2000), com pós-doutorado no Departamento de Saúde Coletiva em Medicina Integrativa da Universidade de Campinas (2016). Atualmente é professora titular do Departamento de Medicina Clínica da UFC, onde coordena a disciplina de Hematologia.

Fundou o Núcleo de Medicina Integrativa (Numi) da UFC, programa de extensão em parceria com o Instituto Roda da Vida (organização não governamental da qual é fundadora e presidente). Realiza ainda pesquisas com interesse principal em qualidade de vida de pacientes portadores de neoplasias hematológicas, papel das medicinas tradicionais na educação médica e transdisciplinaridade em educação médica. Além disso, estuda o papel das "narrativas de vida" e "autoetnografias" como elementos de ressignificação de vida, aprendizagem e cura.

Paulo Henrique Martins é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), doutor em Sociologia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne – França (1980 e 1991), com pós-doutorado pela Université Paris Nanterre – França (2001).

Atualmente é professor titular de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), docente e pesquisador dos programas de pós-graduação em Sociologia e Saúde Coletiva da UFPE, além de professor visitante da UFC, vice-presidente da Associação Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS) e coordenador do Núcleo de Cidadania e Processos de Mudança (Nucem) da UFPE. Tem produção acadêmica na área de Sociologia, particularmente em teoria sociológica e estudos pós-coloniais, estudos sobre a dádiva, sociologia da saúde e sociologia do poder.

Mais informações podem ser obtidas na página do CEA no Facebook.

Fonte: Alexandre Silva, do Colégio de Estudos Avançados (CEA/Eideia) – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.