Nuteds e Telessaúde abrem inscrições para 12 cursos grátis de capacitação em saúde

Imagem: Os cursos são destinados a profissionais de saúde de todo o Brasil (Imagem: divulgação)O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, acaba de lançar ofertas especiais para 12 cursos de capacitação em saúde. Todos são gratuitos.

São 100 vagas disponíveis para cada oferta. As inscrições ficam abertas até 27 de outubro. Os cursos terão duração de um mês, com direito a certificado. Após a inscrição, cada candidato deve receber os dados de acesso aos cursos em até três dias.

Os cursos são autoinstrucionais e destinam-se a profissionais de saúde de todo o Brasil. O público-alvo específico de cada oferta, no entanto, pode variar. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Abaixo seguem os cursos:

1. Capacitação sobre Câncer de Mama para Agentes Comunitários de Saúde
Podem participar agentes comunitários de saúde de todos os estados brasileiros. Com carga de 40 horas, o curso tem como objetivo habilitar e capacitar os agentes para a disseminação de informações a respeito do câncer de mama, bem como de suas consequências, possíveis tratamentos e prevenção primária.

2. Capacitação sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis para Profissionais da Atenção Básica
Podem participar profissionais de saúde interessados no tema. Com carga de 20 horas, o curso destaca a temática das doenças crônicas não transmissíveis, introduzindo uma abordagem de grande importância para a compreensão das doenças mais prevalentes dessa categoria, entre as quais sobressaem a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes melito.

3. Capacitação sobre Geriatria para Profissionais da Atenção Básica
Com foco em profissionais de saúde interessados no tema, o curso deve apresentar as condições de saúde da pessoa idosa e orientar as equipes da atenção básica quanto à articulação e à instrumentalização do cuidado com os idosos, de acordo com suas especificidades. A carga é 20 horas.

4. Capacitação sobre Doenças Tropicais para Profissionais da Atenção Básica
Voltado para profissionais da saúde interessados no tema, o curso tem por objetivo apresentar algumas das principais doenças tropicais que acometem a população brasileira, seus principais sintomas, diagnóstico e tratamento. A carga é 20 horas.

5. Capacitação sobre Drogas para Profissionais da Atenção Básica
Podem se inscrever profissionais de saúde que buscam qualificação e mais aprendizado nessa temática. Com carga de 20 horas, o curso foi arquitetado de modo a fornecer informações sobre o uso de drogas, apontando fatores de risco e possíveis medidas de prevenção.

6. Capacitação sobre Telessaúde para Profissionais da Atenção Básica
Com carga de 20 horas, o curso é voltado para profissionais de saúde com interesse em telessaúde. Busca-se apresentar as diretrizes do Programa Telessaúde Brasil Redes, tendo como exemplo seu funcionamento no Estado do Ceará.

7. Capacitação sobre Zika, Dengue e Chikungunya para Profissionais de Saúde
Podem se inscrever médicos e enfermeiros, especialmente os que atuam nas equipes de saúde da família, no Sistema Único de Saúde  (SUS). Com carga de 20 horas, o curso tem por objetivo ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas às arboviroses zika, dengue e chikungunya.

8. Contexto Atual da Telessaúde e da Telemedicina no Brasil
Com carga de 60 horas, o curso é voltado para profissionais da área da saúde de nível médio e superior. Pretende mostrar o que é e como funciona o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.

9. Capacitação sobre Diabetes Melittus para Profissionais de Saúde
Podem participar enfermeiros e médicos, preferencialmente atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nas equipes da saúde da família (ESF). Com carga de 10 horas, objetiva ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas ao diabetes melito no cotidiano do profissional de saúde.

10. Educação a Distância on-line para a Área da Saúde
A capacitação é destinada a profissionais da área da saúde em atuação na Estratégia de Saúde da Família (gestão, assistência e formação de recursos humanos), além de docentes da área da saúde em exercício. A oferta expõe os fundamentos da EaD em face da funcionalidade das diversas ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias da informação e das comunicações. A carga é 60 horas.

11. Introdução à Informática em Saúde
Profissionais da saúde interessados no tema podem se inscrever. Com carga de 60 horas, o curso aborda a importância da utilização das tecnologias digitais da informação e das comunicações (TDICs) na área da saúde. São três unidades com temas relacionados à história da informática em saúde, às perspectivas dessa área no Brasil e aos aspectos referentes à saúde digital.

12. Capacitação para Profissionais de Saúde em Telessaúde
Podem participar profissionais da saúde  interessados no tema. Além de abordar aspectos relacionados às diretrizes do Programa Telessaúde Brasil Redes, o curso tem módulos sobre doenças tropicais, drogas, geriatria e doenças crônicas não transmissíveis. A carga é 100 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nuteds – fone: 85 3366 8055