Estudantes de escolas públicas de Pacajus visitam a UFC nesta sexta-feira (20)

Imagem: Estudantes de Pacajus visitaram a Concha Acústica, na Reitoria (Foto: Divulgação/Eideia)Para 30 alunos de escolas estaduais de Pacajus, esta sexta-feira (20) começou na estrada, a caminho de Fortaleza. Em parceria com estudantes universitários, o grupo organizou visita à Universidade Federal do Ceará. O percurso teve início no Campus do Benfica, onde conversaram com bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) que integram o projeto Eu Curto a Universidade e que apresentaram cursos e programas desenvolvidos pela UFC. A visita continuou na Biblioteca de Ciências Humanas, na área 1 do Centro de Humanidades, e depois na Concha Acústica (Reitoria). À tarde, o grupo seguiu para o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Vitória Braga, aluna da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Maria Falcão, contou que, apesar da vontade de ingressar na UFC, não tinha clareza sobre o que poderia vivenciar na universidade. Entre os lugares visitados, ficou ansiosa para utilizar a biblioteca e revelou que a conversa com os estudantes do projeto Eu Curto a Universidade esclareceu as dúvidas sobre o direito ao acesso à universidade pública. Ao partir, ela confessou que retorna a Pacajus com o desejo de voltar à UFC. "Faltou conhecer o Labomar", disse, referindo-se ao Instituto de Ciências do Mar, no bairro Meireles.

PRECE EM PACAJUS – Hoje, mobilizados por bolsistas do PRECE, 15 estudantes egressos de escolas estaduais de Pacajus desenvolvem células autônomas de estudo cooperativo. Esse movimento, porém, teve início ainda em 2015, quando recém-ingressos em universidades se conheceram na Biblioteca Pública de Pacajus. O encontro gerou a vontade de criar um projeto educacional para auxiliar outros estudantes da cidade a entrar no ensino superior. Mas faltava apoio ao projeto.

Imagem: Os estudantes também visitaram o Centro de Humanidades, no Benfica (Foto: Divulgação/Eideia)Um ano depois, três desses estudantes (Thaís Almeida, Raquel Garcia e Marcos Martins) ingressaram no PRECE, programa promovido na UFC pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia). Com o apoio do programa e da Coordenadoria de Articulação entre a Universidade e a Escola Básica (COART), realizaram parcerias com as escolas estaduais de Pacajus e articularam células de estudo cooperativo. Gabriel Omar, que era aluno da EEEP José Maria Falcão, aderiu à ideia de estudar cooperativamente e, neste ano, como aluno do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, juntou-se ao grupo de articuladores.

Assim, motivados pela experiência, no início de 2017 os bolsistas, em parceria com outros universitários, criaram o Projeto Construção Revolucionária de Estudo Cooperativo na Escola (Cresce), cursinho pré-vestibular que utiliza a Aprendizagem Cooperativa como metodologia. Em Pacajus, de segunda a sexta-feira, à noite, o grupo se reúne a fim de estudar cooperativamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o auxílio de estudantes universitários. Aos sábados, a turma se divide: enquanto uma parte participa de formação sobre Aprendizagem Cooperativa, os demais estudantes recebem 20 alunos do 1º ano do ensino médio para estudar Matemática cooperativamente.

Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) – fone: 85 3366 9218