Procurar no portal

Com novidades, Encontros Universitários 2017 segue em novembro

Imagem: Os EU são o maior evento de divulgação científica do Ceará (Foto: Ribamar Neto/UFC)Mais de 5 mil trabalhos acadêmicos serão apresentados na edição 2017 dos Encontros Universitários (EU) da Universidade Federal do Ceará. O evento já aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro no Campus da UFC em Sobral, e prossegue de 6 a 8 de novembro no campus de Russas, de 8 a 10 de novembro nos campi de Quixadá e Fortaleza, e de 22 a 24 de novembro em Crateús.

O total de trabalhos aceitos (5.040) superou a quantidade do ano passado (4.870). Segundo a organização dos EU, que este ano está a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), trata-se de volume recorde, resultado tanto do crescimento da produção da UFC quanto da inserção de novos espaços no evento (ver abaixo).

Os Encontros Universitários da UFC são o maior evento de divulgação científica do Ceará. É quando as comunidades interna e externa têm a oportunidade de conhecer todas as ações desenvolvidas na Instituição, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura, dentre tantas outras.

Leia mais: UFC ressalta que não haverá atividades curriculares durante os Encontros Universitários

Leia mais: Check-in nos Encontros Universitários terá validade automática de duas horas

Leia mais: Encontros Universitários 2017 terão oficinas de customização de camisas para o evento

Imagem: Sessões transversais e plenárias estão entre as novidades do evento este ano (Foto: Viktor Braga/UFC)NOVIDADES – Este ano, a Pró-Reitoria de Extensão da UFC realiza, paralelamente aos EU, o I Encontro de Estágios. Visa promover a troca de experiências dos alunos de graduação em relação aos estágios, obrigatórios e não obrigatórios, realizados nas diversas empresas e instituições conveniadas.

Por meio das apresentações, a comunidade conhecerá alguns dos programas de estágio existentes, as atividades desenvolvidas e as contribuições para o aprendizado prático dos estudantes.

Também concebidas para a edição 2017 dos EU, as sessões temáticas transversais serão espaço de apresentação de trabalhos relacionados a questões estratégicas para o Ceará e o País. A ideia, segundo a PRPPG, é dar visibilidade à produção da UFC em alguns dos temas mais relevantes para o Estado e o Brasil.

Arboviroses, cidades inteligentes, comunicação e linguagem, divulgação científica, empreendedorismo e inovação, energias renováveis, inclusão social, internacionalização, nanobiotecnologia, novos materiais, saúde e bem-estar, segurança hídrica e tecnologia da informação são alguns temas das sessões transversais, marcadas pela interdisciplinaridade e pela variedade de abordagens, uma vez que reunirão bolsistas de diferentes pró-reitorias.

Imagem: Robert Morris é um dos convidados das plenárias dos EU 2017Outra novidade são as plenárias e os painéis, que acontecerão sempre das 10h30min às 12h, no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

No dia 8, o Prof. Robert Morris, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), falará sobre "Contando aleatoriamente: o método probabilístico"; no dia 9, os professores Huygens Garcia e Fernando Barroso discorrerão sobre "O pioneirismo e excelência da UFC nos transplantes de órgãos", mediados pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

Já no dia 10, o tema "Mudanças climáticas" será debatido em painel pelos professores José Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/SP), e Edmo Campos (UFC/USP). A mediação ficará a cargo do Prof. Waldir Mantovani (UFC/USP).

CULTURA – Além das atividades acadêmicas, a programação dos EU 2017 também contemplam apresentações artísticas, oficinas, mesas-redondas e intervenções na IV Mostra ICA e no Encontro de Cultura Artística. Acesse a programação completa.

ENDOMETRIOSE – Outra atividade de destaque é a roda de conversa "Mulheres e Novelos, desentrelaçando a dor menstrual", sob coordenação da Profª Tatiana Zylberberg, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. Será no dia 9, às 9h, na sala HL 101 do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Participam os professores Eugênio Pacelli, Leonardo Bezerra, Kathiane Lustosa e Rayanne Moreira, da Faculdade de Medicina da UFC; a médica Débora Britto, coordenadora do Serviço de Sexologia da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), e a ginecologista e professora Aline Brilhante, da Universidade de Fortaleza (Unifor).

CERTIFICADOS – Assim como ocorreu na edição de 2016, os EU 2017 darão certificado a todos os alunos participantes, medida que visa motivar a presença de estudantes não bolsistas. O check-in terá validade automática de duas horas.

Durante o evento, conforme estabelecido no Calendário Universitário, não haverá aulas e avaliações.

O e-mail para comunicação com a organização do evento é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300