Capacitações ajudam a transformar a UFC

Imagem: Foto de servidores assisntindo aula de curso num auditórioConhecimentos e experiências capazes de transformar servidores como profissionais e sujeitos. Capacitações que mudam para melhor também os diversos setores desse universo chamado UFC. Na edição comemorativa dos três anos de Conexão, a homenagem é direcionada àqueles que completam a Universidade – as servidoras e os servidores públicos. Em nome dessa categoria, cujo dia 28 de outubro rememora sua importância, este boletim semanal foi fundado. E, no contexto acadêmico, o presente não poderia ser outro: oportunidade de conhecimento.

Como os demais colegas servidores que se colocam a serviço da Universidade, Peterson Alexandre trabalha das 13h às 22h no Instituto UFC Virtual. Devido à “vontade de aprender” que tem, ele já é conhecido por sua frequência nas ações de capacitação e aperfeiçoamento realizadas pela Divisão de Formação Profissional (Difop), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) – atualmente, ele participa de quatro cursos ao mesmo tempo. O que o motiva a buscar as formações? “O conhecimento que, às vezes, é diferente de minha área de atuação”, prontamente responde.

Ele não está só. Durante os três anos de Conexão, 3.946 servidores realizaram um ou mais cursos e a previsão é que mais de 200 servidores concluam os 11 cursos que serão finalizados até dezembro deste ano. Do início de 2017 para cá, foram ofertadas 204 ações de capacitação e aperfeiçoamento nos campi da UFC em Fortaleza, Quixadá, Russas e Sobral, bem como na modalidade educação a distância (EaD). Houve também ampliação na oferta de ações de capacitação – 21 a mais que no mesmo período de 2016.

De apresentação de slides a práticas de governança pública voltadas para gestores, os assuntos das capacitações são pensados para atender, numa perspectiva democrática e plural, todos os servidores, não importando o nível de escolaridade que possuam. Capacitações em áreas tão variadas quanto saúde, administração e webdesign, que ofertam cursos que incentivam a reflexão sobre ética, aperfeiçoam habilidades linguísticas e orientam a construção de uma Universidade mais competente para atender às demandas de quem dela precisa.

Além disso, os 88 cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pela Difop possibilitam a troca de experiência organizacional e o convívio entre os servidores das diversas áreas da UFC, durante todos os dias úteis do calendário universitário. Totalmente gratuitos, eles são direcionados exclusivamente a servidores efetivos, técnico-administrativos e docentes, ministrados também por servidores da Universidade, docentes ou técnicos, devidamente qualificados. Em dezembro e janeiro próximos, eles poderão propor capacitações para conduzir cursos em 2018, conforme edital a ser divulgado.

“A nossa capacitação é sempre voltada para o desenvolvimento do trabalho do servidor, a gente tenta fazer propostas que possam melhorar a capacitação dos servidores”, explica Luzimar de Oliveira, assistente de administração da Difop, referindo-se às políticas de incentivo ao engajamento dos servidores nos cursos. A mais significativa delas é a possibilidade do servidor ascender aos quatro níveis de capacitação das áreas em que atua na UFC.

Luzimar avalia como “fundamental” o papel do Conexão nos últimos três anos para divulgação das ações da Difop aos servidores. Eles, que formam e transformam a UFC, na busca por formações, acabam aperfeiçoando a atuação de toda a Universidade. Conectados, aprendem e ensinam uns aos outros a realizar um trabalho mais qualificado.

Fonte: Divisão de Formação Profissional – fone: 85 3366 7406