UFC começa a planejar ações de cultura artística e esportes para os próximos cinco anos

Imagem: O seminário ocorreu nesta terça-feira (24), no auditório do Centro de Ciências (Foto: Jr. Panela/UFC)Pela primeira vez, a Universidade Federal do Ceará debateu o eixo cultura artística e esportes na formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que consolida o planejamento da UFC pelos próximos cinco anos (2018-2022). "Até então, o tripé ensino, pesquisa e extensão, e posteriormente gestão eram os quatros eixos que dominavam qualquer plano de desenvolvimento institucional da Universidade", disse o vice-reitor Custódio Almeida, durante a apresentação do eixo no seminário que debateu o assunto.

"Dessa vez, é interessante ver que esse eixo aparece como fundamental e isso não foi por acaso, mas por conta das grandes mudanças que ocorreram nas áreas de cultura artística e desporto", completou o vice-reitor, que fez a apresentação das áreas ao lado do diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), Prof. Antônio Barroso Lima; e do diretor e vice da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), professores Elvis Matos e Erwin Schrader. O seminário ocorreu nesta terça-feira (24), no auditório do Centro de Ciências.

Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC

PDI PARTICIPATIVO – Em seu discurso de abertura do evento, o reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, falou sobre a participação da comunidade na elaboração deste PDI. "Isso tem trazido uma riqueza muita grande aos debates, com uma visão muito rica da Universidade", ressaltou.

Imagem: O seminário ocorreu nesta terça-feira (24), no auditório do Centro de Ciências (Foto: Jr. Panela/UFC)Chamando a atenção para a situação do financiamento das universidades públicas, o reitor destacou a necessidade de construir um planejamento que busque a sustentabilidade. "Temos de aproveitar esse momento excepcional que a Universidade vive e dar continuidade a ele, em um planejamento realista em que também se busque construir caminhos de sustentabilidade", afirmou.

CULTURA ARTÍSTICA E DESPORTO – Para preparar o futuro, um olhar sobre o passado. O Prof. Custódio Almeida lembrou que a arte, na UFC, nasce com a própria Universidade, a partir do grupos como o Coral Madrigal ou de equipamentos como o Teatro Universitário Paschoal de Carlos Magno ou o Museu de Arte da Universidade do Ceará. Apesar disso, ela não era tratada como atividade acadêmica propriamente dita, de formação stricto sensu.

"Era uma atividade de extensão importante, mas só muito tardiamente passou a fazer parte do circuito acadêmico da Universidade. Isso muito recentemente, com a criação do Instituto de Cultura e Arte (ICA)", historiou Custódio Almeida.

O próximo momento foi a criação da Secretaria de Cultura Artística, surgida para cuidar, articular e incentivar a produção artística da UFC. "Temos uma produção robusta, realizada em diversas unidades da UFC", ressaltou. Ele lembrou que aos poucos os equipamentos culturais da Universidade passaram a se vincular à Secult-Arte, como a Casa de José de Alencar, o Teatro Universitário e a Casa Amarela.

O vice-reitor disse ainda que a trajetória da educação física é parecida. O professor lembra que a área surge na Universidade a partir de decreto do Governo Federal, de 1971, obrigando todos os estudantes do País a ter aula de educação física. "Por isso, em 1975 se institui uma coordenadoria de desporto".

Imagem: O seminário ocorreu nesta terça-feira (24), no auditório do Centro de Ciências (Foto: Jr. Panela/UFC)Somente em 1992 surge o Curso de Educação Física, vinculado à Faculdade de Educação, passando a fazer parte do circuito acadêmico. Um marco fundamental para os esportes na UFC foi a criação do Iefes, em 2009, e a ida do Curso de Educação Física para o Campus do Pici. "Isso muda tudo. Primeiro, que a unidade acadêmica, do ponto de vista de espaço físico, tem uma área muito interessante", diz.

O Iefes concentra sua atuação nas questões acadêmicas relacionadas aos esportes. Da mesma forma, as políticas que estimulam as práticas esportivas na Universidade são tocadas por uma estrutura própria, no caso pela Coordenadoria de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Durante o encontro, foi apresentada a ideia da criação de uma Secretaria de Esportes na UFC, reproduzindo o modelo da Secult-Arte.

Depois da apresentação, os participantes se dividiram em quatro grupos, que discutiram temas como inclusão; empreendedorismo e inovação; sustentabilidade e gestão; ações de interiorização e internacionalização das atividades de cultura artística e esportes na UFC. Os debates dos grupos servirão de subsídios para a formulação do planejamento da Universidade.

SAIBA MAIS – O próximo seminário do PDI será realizado no dia 31 para discutir questões relacionadas a infraestrutura. O Plano é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição de ensino superior no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.

Toda a comunidade universitária é convidada a participar da construção do Plano, seja por meio da participação nos seminários, seja enviando sugestões para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os próximos encontros agendados serão nas seguintes datas:

Dia       Tema
31/10 – Infraestrutura
14/11 – Pessoas (servidores)
21/11 – Pessoas (estudantes)
28/11 – Gestão

Fonte: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365