UFC participa em peso da Feira de Conhecimento, no Centro de Eventos, até domingo (29)

Imagem: A Feira do Conhecimento é promovida pela Secitece (Imagem: divulgação)A Universidade Federal do Ceará participa em peso da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, uma iniciativa de grande porte que ocorre até domingo (29), no Centro de Eventos do Ceará. A Feira reúne academia, empresas, governo e comunidade, e pretende mostrar o Estado como indutor da transferência de ciência e tecnologia para o Brasil e o mundo.

Serão mais de 90 expositores das áreas de startups e empreendedorismo, inclusão digital, ensino superior, educação a distância, tecnologia da informação, energia, águas e clima etc.

A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas. A promoção é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), e a programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema, neste ano, é "A matemática está em tudo".

PESO DA UFC – Vários grupos de pesquisa, laboratórios e cientistas da UFC estarão presentes no evento, que tem programação extensa. Exemplo disso é a participação do grupo Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus de Sobral, que tem um estande próprio e apresentará quatro produtos: uma bengala eletrônica, um mouse adapt, um sistema de automação residencial assistiva e um jogo digital educacional.

Outro destaque é a mostra Matemática viva!, do Laboratório de Educação Matemática (Ledum), vinculado à Faculdade de Educação. O Ledum desenvolverá atividades em dois momentos: no dia 27, o Prof. Paulo Barguil ministrará a palestra "Flex Memo na educação infantil: aprender língua portuguesa, matemática e cores brincando"; no dia 28, o Ledum participará da exposição de recursos didáticos, das 10h às 21h.

Imagem: O Prof. Jorge Lira está entre os vários palestrantes do evento (Foto: Jr. Panela/UFC)PALESTRAS E DEBATES – Um dos pontos altos da Feira é a mesa-redonda "A matemática está em tudo", que ocorre na sexta-feira (27), às 10h. Participam da mesa professores do Departamento de Matemática da UFC como Jorge Lira (também pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação), Esdras Medeiros, Alexandre Fernandes e Ricardo Coelho.

À tarde, também na sexta-feira (27), haverá quatro palestras sobre temas relacionados à matemática, dentre as quais "Um lance de dados: um matemático na Bolsa de Paris", com o Prof. Jorge Lira. No sábado, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, medeia o debate "Arena de ideias: ciência, inovação e tecnologia no Brasil", às 19h.

O uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras, tecnologia desenvolvida na UFC em parceria com o Instituto José Frota (IJF), será tema de palestra do Prof. Odorico de Moraes, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM). Será nesta quinta (26), às 14h.

Imagem: Teatro Científico, da Seara da Ciência, apresentará peça sobre Lampião e Maria Bonita (Foto: divulgação)TEATRO – A Seara da Ciência, por meio do projeto Teatro Científico, também marca presença na Feira, com a peça Lampião e Maria Bonita em busca da química do amor. Será no sábado (28), às 14h. Na peça, o casal mais conhecido da história do Nordeste está passando por uma crise amorosa: Maria Bonita e Lampião relembram momentos pelos quais passaram na vida. Afinal, o que faz as pessoas se apaixonarem? Quanto tempo dura o amor? Qual o segredo da química do amor? É o que Lampião vai precisar descobrir com a ajuda de uma tal Cientista Retirante.

A programação completa da Feira pode ser conferida no site do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Feira do Conhecimento, da Secitece – fone: 85 3101 6466