Com bengala eletrônica e outros produtos, grupo de Sobral participa da Feira do Conhecimento

Imagem: Equipe do grupo TAE veio de Sobral para o evento (Foto: acervo pessoal)O grupo Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Campus da UFC em Sobral, participará da primeira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, que acontece de 26 a 29 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

Entre mais de 90 expositores, o TAE ocupará um estande sobre tecnologias assistivas, onde apresentará quatro produtos que trazem contribuições sociais para pessoas com mobilidade reduzida e outras limitações.

Leia mais: UFC participa em peso da Feira de Conhecimento, no Centro de Eventos

Com interesse em robótica, IHM (interface homem-máquina), jogos digitais e mineração de dados, o grupo de pesquisa e extensão na área de tecnologias assistivas e educacionais objetiva desenvolver produtos de baixo custo, no estilo "faça você mesmo", com patente livre e apelo social. Os produtos a serem apresentados na Feira consistem em uma bengala eletrônica, um mouse adapt, um sistema de automação residencial assistiva e um jogo digital educacional.

A bengala eletrônica tem por propósito orientar pessoas com deficiência visual através de frequência sonora e/ou vibração que se modifica conforme o indivíduo aproxima-se de algum obstáculo. Já o mouse adapt, voltado para o público com limitação motora, foi projetado para ter um custo mais acessível e funcionar como uma alternativa ao teclado.

O sistema de automação residencial assistiva adaptou um quarto e um banheiro para atendimento de pessoas com deficiência física e idosos. Por fim, o jogo digital educacional tem o intuito de fazer os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) reconhecerem as vogais do alfabeto de forma lúdica.

O TAE mantém parceria com a APAE de Sobral, que contribui para a concretização dos projetos do grupo. É lá onde os produtos desenvolvidos pelo TAE estão sendo testados. O grupo da UFC também foi convidado para compor a programação do evento apresentando seus produtos em um dos 20 balcões de negócios oferecidos em toda a Feira, além de participar de uma mesa de debate sobre o tema "Tecnologias assistivas".

Com público estimado em 10 mil participantes durante todo o evento, a Feira do Conhecimento é organizada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e Prefeitura de Fortaleza. Segundo o site do evento, a Feira "vai reunir academia, empresas, governo e comunidade, mostrando gratuitamente o conhecimento produzido no Estado e apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de ciência e tecnologia".

Fonte: Prof. Edilson Rocha Porfírio Filho, do Curso de Engenharia da Computação do Campus da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.