Com serviços à comunidade, Cedefam promove IV Dia da Cidadania neste sábado (28)

Imagem: Fachada do prédio do Cedefam (Foto: Divulgação/Cedefam)O Centro de Desenvolvimento Familiar (Cedefam), equipamento da Universidade Federal do Ceará, promove o IV Dia da Cidadania, uma ação que oferece serviços gratuitos às comunidades do Planalto Pici, no entorno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O evento será realizado neste sábado (28), das 8h às 12h, na Rua Pernambuco.

Serão oferecidos serviços como assessoria jurídica gratuita, avaliação física com medidas antropométricas (verificação de peso, altura e circunferência abdominal), oficinas de saúde bucal e autoexame (com distribuição de kits de higiene), orientação sobre hanseníase e tuberculose, oficinas de plantas medicinais (com distribuição de mudas), Teste de HIV rápido e sífilis, prevenção de hipertensão e diabetes (com aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar), prevenção de câncer de colo uterino e mama, vacinação contra gripe e hepatite B e C, brincadeiras, distribuição de brindes e bazar de roupas e acessórios.

O objetivo da ação é ampliar a integração do Cedefam com a comunidade, bem como o raio de alcance do programa. A expectativa é de que mil pessoas sejam beneficiadas. Pela Universidade, devem participar professores e estudantes de cursos como Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Direito, Educação Física, Gastronomia, dentre outros.

O Cedefam é um equipamento da Pró-Reitoria de Extensão da UFC onde são realizadas disciplinas de graduação e pós-graduação, além de projetos de pesquisa e extensão com foco em ações de educação e promoção da saúde na comunidade.

Fonte: Profª Walda Viana Brígido de Moura, diretora do Cedefam – fone: 85 3366 9372