Projeto transmídia de alunos de Jornalismo aborda microcefalia no Ceará

Imagem: Capa da revista Com CiênciaA história de famílias cearenses que tiveram suas vidas marcadas pela microcefalia é o enredo do documentário Macroamores, que integra o projeto transmídia homônimo dos alunos Marcelo Monteiro e Cadu Freitas, com orientação da Profª Naiana Rodrigues, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará.

A produção está disponível para acesso no Youtube (veja também abaixo) e vem acompanhada da revista Com Ciência, também disponível on-line, que traz reportagens e entrevistas sobre a microcefalia no Ceará.

Desenvolvido após 10 meses de apuração, o projeto é baseado nos preceitos do jornalismo científico. No documentário Macroamores, estão relatos e vivências do cotidiano de famílias de bebês com microcefalia de quatro municípios cearenses – Fortaleza, Várzea Alegre, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Já a revista Com Ciência apresenta  dados sobre a incidência da má-formação no Estado e uma reportagem sobre estimulação precoce das crianças com microcefalia, com destaque para atuação do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) da UFC.

O leitor ainda pode saber mais sobre as consequências psicológicas que a gestação de uma criança com essa condição neurológica pode acarretar à mãe, além de uma entrevista com Ana Carolina Cáceres, jornalista com microcefalia e ativista em saúde.

Destaca Cadu Freitas, um dos realizadores do projeto, que o objetivo da iniciativa é levar ao público, de forma humanizada, mais informações sobre a má-formação congênita, através dos relatos pessoais de quem convive direta ou indiretamente com a microcefalia. "A revista Com Ciência e o documentário Macroamores vêm para mostrar para as pessoas que, apesar de a microcefalia não ser mais pautada na imprensa com a recorrência que era há pouco tempo, as vidas das famílias que atingidas mudaram para sempre", afirma.

Mais informações através do e-mail do projeto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fonte: Cadu Freitas, realizador do projeto Macroamores – e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.