Poeta Pedro Lyra, ex-professor da UFC, recebe homenagem póstuma na ACL

Imagem: O poeta e ex-professor da UFC faleceu no último dia 23 (Foto: acervo pessoal)O Grupo SIN de Literatura, com apoio da Academia Cearense de Letras (ACL), realizou nesta sexta-feira (27), homenagem póstuma ao poeta, escritor e professor Pedro Lyra. Nos anos de 1970, ele integrou o corpo docente do Departamento de Literatura da Universidade Federal Ceará.

Pedro Lyra faleceu no último dia 23, aos 72 anos, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde foi cremado. A urna com as cinzas do poeta chegou às 10h à ACL (Rua do Rosário, ao lado da igreja de mesmo nome, na Praça dos Leões), onde ocorreu a cerimônia.

A solenidade foi aberta com a palavra do presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Diniz de Aguiar. Em seguida, houve espaço para manifestações orais e escritas de familiares, amigos, escritores e admiradores. Os organizadores informam que as escritas depositadas numa caixa serão utilizadas em possível publicação posterior.

À tarde, o programa seguiu às 14h, com apresentação-homenagem do Grupo Verso de Boca, da UFC, seguida de elogio fúnebre para o escritor Pedro Lyra e sua obra, pelo poeta Roberto Pontes. A solenidade foi encerrada com a fala da escritora Hermínia Lima, autora do livro Uma palavra marcada: emoção e consciência na poética de Pedro Lyra, fruto de sua dissertação de mestrado em Literatura.

SOBRE O POETA – O Prof. Roberto Pontes, na mensagem intitulada "Pedro Lyra, obra inconclusa", faz um resumo da vida e obra do poeta: "Aos 72 anos de idade, a morte concluiu a obra de Pedro Lyra, escritor que cultivou em primeiro lugar a Poesia, sem descuidar da enorme contribuição prestada à crítica, ao ensaio e à teoria da literatura. Sendo poeta, deu-nos Decisão, livro do qual disse eu um dia ter sido a mais importante publicação brasileira dos últimos cinquenta anos.

Na crítica e no ensaio, deixou-nos os volumes de O real no poético e tantos outros como Poesia cearense e realidade atual. Na teoria, Conceito de poesia, e o inédito O ser do poema (tese de doutoramento). Militou na imprensa do Rio de Janeiro, no Jornal de Letras e no Jornal do Brasil. Organizou e dirigiu a coleção Nossos Clássicos da editora AGIR, alguns números da revista Tempo Brasileiro e da revista Vozes, a antologia Sincretismo, a poesia da geração 60, da editora TopBooks, e o volume do Roteiro da poesia brasileira – anos 60, da editora Global.

Foi professor na UFC, UFPB, UFRJ, UENF e passou pelas cátedras universitárias de Portugal, Itália, França e Alemanha. E muito mais se poderia dizer sobre o poeta e amigo que perdemos. Palmas para ele no ano em que comemoramos o SINquentenário (grafia proposital) do Grupo SIN de Literatura, do qual foi um dos fundadores."

MISSA DE SÉTIMO DIA – Nesta segunda-feira (30), será celebrada a missa de sétimo dia em memória do poeta, na Igreja do Cristo Rei (Rua Nogueira Acioli, 805, Aldeota).

Fonte: Profª Elizabeth Dias Martins, do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC – fone: 85 98648 3619