Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Recordação e reconhecimento marcam lançamento de "Minha universidade, minha história"

Imagem: Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra foi reitor da UFC de 1995 a 2003 (Foto: Arlindo Barreto/UFC)A Casa de José de Alencar recebeu grande público, na noite de sexta-feira (27), para o evento de lançamento do livro Minha universidade, minha história, escrito a quatro mãos pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra, e pelo assessor de Comunicação Institucional da UFC, jornalista Italo Gurgel, e editado pelas Edições UFC.

Econômico nas palavras, o Prof. Roberto Cláudio disse que o momento era "de muito agradecimento", por toda a história que construiu ao longo de mais de três décadas na Universidade. Fez uma saudação especial à "histórica turma de 68", quando ele e seus colegas (alguns presentes ao lançamento) obtiveram o grau de engenheiro-agrônomo pela UFC.

Veja outras imagens do lançamento do livro no Flickr da UFC

"Com essa obra, escreve-se mais uma página na história da UFC", disse o reitor Henry Campos, ao fazer a apresentação do livro. Para ele, a publicação constitui uma "crônica da trajetória brilhante do Prof. Roberto Cláudio, trilhada nos caminhos antes percorridos por seu pai, Prof. Prisco Bezerra" – um dos fundadores da Universidade e que hoje dá nome ao Campus do Pici. O reitor ressaltou que "competência, coerência, esperança tranquila e estimada dedicação" foram marcas que acompanharam Roberto Cláudio em sua jornada na UFC e em outras atividades que desempenhou, sempre colaborando com o aperfeiçoamento da educação no País.

Imagem: Livro foi escrito pelo ex-reitor Roberto Cláudio (à esquerda) e o jornalista Italo Gurgel (à direita) (Foto: Arlindo Barreto/UFC)Como legados deixados por Roberto Cláudio durante o período em que foi reitor (1995 a 2003), o Prof. Henry destacou a intransigente defesa da autonomia universitária, a busca pela democratização do acesso, a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de ingresso na UFC, a quase duplicação no número de alunos (de 11 mil para 21 mil), o investimento na educação a distância e o início da interiorização da Universidade no Estado. "Roberto Cláudio conduziu a UFC a um novo patamar", reconheceu o reitor.

O Prof. Henry fez também referência especial ao jornalista Italo Gurgel e seu "estilo brilhante", que, no livro, juntou-se à rica história contada pelo Prof. Roberto Cláudio. "Meu saudoso pai, Pádua Campos, foi colega dele na redação do jornal O Povo e, certa vez, disse uma frase que eu nunca esqueci: 'Italo Gurgel é a melhor pena da imprensa cearense'", relembrou o reitor, acrescentando que, por isso, o livro Minha universidade, minha história "une com maestria conteúdo e forma".

PRIVILÉGIO – Italo Gurgel, por sua vez, explicou que o livro em questão foi "a mais instigante reportagem" que já produziu, baseada em profunda pesquisa e mais de 100 horas de gravação de entrevistas. Ele disse ter sido um privilégio poder chefiar a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC durante a gestão de Roberto Cláudio como reitor. A obra, descreveu ele, está repleta de reflexões sobre o ensino superior, amparadas na prestigiosa memória do ex-reitor para revirar as gavetas do passado. "Ele tinha entusiasmo, competência e um profundo conhecimento da universidade brasileira, junto a vontade de ousar", rememorou o jornalista. "Em sua gestão, a Universidade apontou a proa para o futuro", completou.

Imagem: "Com essa obra, escreve-se mais uma página na história da UFC", disse o reitor Henry Campos (Foto: Arlindo Barreto/UFC)Comparecem ao evento o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio – filho e homônimo do ex-reitor; a vice-governadora do Estado, Izolda Cela; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; o vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, além de várias outras autoridades públicas, professores, amigos e familiares dos autores.

SOBRE O EX-REITOR – Roberto Cláudio Frota Bezerra obteve o grau de engenheiro-agrônomo pela UFC em 1968. É especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou no quadro docente da UFC, através de concurso, em 1970. É professor aposentado do Departamento de Estatística, onde ministrou aulas em diversos programas de pós-graduação da UFC. Foi assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, pró-reitor de Planejamento. Eleito reitor da UFC em 1995, foi reconduzido ao cargo em 1999. Entre 1998 e 2006, foi membro do Conselho Nacional de Educação. Atualmente, dirige a Educar Consultoria Ltda.

SOBRE O JORNALISTA – Italo Gurgel é professor e jornalista. Licenciado em Letras pela UFC em 1971, fez aperfeiçoamento em língua francesa na Universidade Paul Valéry, na França, onde estagiou no Centro Internacional de Jornalismo. Na UFC, atuou na Pró-Reitoria de Extensão, na Rádio Universitária FM e na Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, que dirigiu durante o reitorado do Prof. Roberto Cláudio. Mais tarde, ocupou o cargo de ouvidor e hoje é assessor de Comunicação Institucional. É membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa, da Associação Brasileira de Bibliófilos e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar.

O livro Minha universidade, minha história está à venda na livraria das Edições UFC, localizada na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo