Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Cedefam acolhe comunidade do Planalto Pici no IV Dia da Cidadania

Imagem: Evento contou com atividades lúdicas para as crianças (Foto: Viktor Braga/UFC)Uma manhã inteira de atividades lúdicas, de atendimento à saúde e de prestação de serviços para a comunidade. Foi assim que o Centro de Desenvolvimento Familiar (Cedefam), equipamento da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, abriu as portas no último sábado (28) para promover o IV Dia da Cidadania. O evento anual ocorreu no Dia do Servidor Público e recebeu cerca de 500 moradores do bairro Planalto Pici e do entorno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Cerca de 100 estudantes de diversos cursos da UFC, professores e técnicos trabalharam para atender a população.

Segundo a diretora do Cedefam, Profª Walda Viana, o IV Dia da Cidadania apresentou para a comunidade o conjunto de ações desenvolvidas ao longo da semana no equipamento, que englobam diversas faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos. Assessoria jurídica, oficinas de plantas medicinais, saúde bucal, testes rápidos de HIV e sífilis, prevenção de diabetes e hipertensão estiveram entre as atividades realizadas durante o evento.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Oficina de plantas medicinais também integrou a programação do IV Dia da Cidadania (Foto: Viktor Braga/UFC)A comunidade pôde ainda participar de brincadeiras, de bazar, da campanha de vacinação para gripe e hepatite B, além de receber orientações sobre hanseníase, tuberculose, aleitamento materno, câncer de mama e câncer do colo uterino. "A gente está comemorando junto com a comunidade, que é nossa parceira em muitas ideias, e é assistida por nós. E eles nos ajudam a fazer uma boa formação para os nossos alunos. Porque nós desenvolvemos práticas de disciplinas, estágios, pesquisa e os projetos de extensão também atuam aqui", explica.

Para a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, iniciativas como o IV Dia da Cidadania aproximam a instituição para um diálogo necessário com lideranças comunitárias, alunos das escolas públicas e as 3.000 famílias do Planalto Pici atendidas pelo Cedefam. "A escuta da população faz parte inclusive da formação e do aprimoramento das nossas ações. O que nós queremos é que a universidade saia mais extramuros e comece a verificar como é trabalhar dentro de uma realidade que muitas vezes não é percebida e não é teorizada pelos nossos alunos e professores", declarou a pró-reitora.

COMUNIDADE – A comerciante e moradora do Planalto Pici Josimara Brenda, 20 anos, veio com o primo e o filho Pablo, de 3 anos, participar das atividades do IV Dia da Cidadania. Recebeu orientações do dentista, e o filho ainda ganhou um kit de higiene bucal. "Direto eu sou atendida aqui. Fiz o pré-natal, prevenção, consulta de dentista. É bom, porque não é todo canto que oferece", diz.

Imagem: A dona de casa Maria das Graças Juvêncio e o neto Victor Manuel, moradores do Planalto Pici (Foto: Viktor Braga/UFC)A dona de casa Maria das Graças Juvêncio, 60 anos, ficou sabendo por amigas e trouxe o esposo Expedito e o neto Victor Manuel, de 7 anos, para o evento. Ela entrou na fila a fim de conferir a glicemia e a pressão arterial, enquanto o neto brincava no pula-pula. "Sempre que procurei, eu fui atendida no Cedefam. Estou muito orgulhosa de hoje, porque é um dia maravilhoso para a gente se divertir, e só vou embora quando não tiver mais ninguém aqui", celebra.   

SOBRE O CEDEFAM – O Centro de Desenvolvimento Familiar, criado há 36 anos, é um dos mais antigos projetos de extensão da UFC. Sedia ações integradas e multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão e oferta gratuitamente atendimento à população. Atualmente, está em negociação com a Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria Municipal de Saúde para, em regime de cogestão, estabelecer uma unidade básica de saúde no local e ampliar os serviços para a comunidade.

Fonte: Profª Walda Viana Brígido de Moura, diretora do Cedefam – fone: 85 3366 9372

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo