Grupos da capital e interior participam do III Seara Teatral até sexta-feira (10)

Imagem: As peças do III Seara Teatral visam fomentar o diálogo entre a ciência e a arte (Imagem: Divulgação/Seara da Ciência)Alice no país da ciência, Sobral e a teoria da relatividade, O elixir do amor, Os políticos só não roubaram a graça e O cearense que calculava são títulos de alguns dos espetáculos participantes do III Seara Teatral – Festival de Teatro Científico, promovido pela Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará.

O evento começou nesta segunda-feira (6). Durante a manhã são exibidos vídeos de temática científica, e a apresentação das peças começa às 14h30min. O Festival segue até o próximo dia 10, no Teatro da Seara (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. A entrada é gratuita e aberta ao público.

As peças, que visam fomentar o diálogo entre a ciência e a arte, despertando a prática do teatro científico, serão apresentadas pelo Grupo de Teatro da Seara e por outros formados por alunos de escolas públicas de Fortaleza e de três cidades do interior (Paraipaba, Uruburetama e Itapipoca).

No final, haverá premiações para os concorrentes das escolas nas seguintes categorias: Melhor Espetáculo, Ator, Atriz, Direção, Cenário, Figurino, Texto Original e Adaptado. Antes da cerimônia de premiação, na sexta-feira (10), o Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência apresentará o espetáculo Atomic radio.

O Festival é resultado de projeto aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta foi elaborada pelo Prof. Pedro Magalhães, da Seara, e por Rebeka Lúcio, diretora do Grupo de Teatro da Seara. Com financiamento garantido, eles divulgaram a ideia para escolas da capital e do interior, com apoio das prefeituras.

Yanne Fernandes, da comissão organizadora do Festival, informa que o Teatro da Seara conta com 198 lugares e a entrada do público é por ordem de chegada.  Mais informações sobre o Festival estão disponíveis no site da Seara da Ciência e a programação detalhada também pode ser conferida na página do Grupo de Teatro da Seara no Facebook.

SOBRE A SEARA – A Seara da Ciência é o espaço de divulgação científica e tecnológica da UFC que visa estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.

Fonte: Yanne Fernandes, da comissão organizadora do III Seara Teatral – fones: 85 3366 9245, 98775 8852 e 98108 5260