Workshop internacional sobre Poluição do Ar está com inscrições abertas

Imagem: No workshop, pesquisadores do Brasil e exterior trocarão informações sobre monitoramento e controle de poluição do ar (Imagem: Divulgação)O Workshop Internacional Monitoramento, Controle e Modelagem de Poluição do Ar está com inscrições abertas em formulário eletrônico on-line. O evento ocorrerá nos próximos dias 13 e 14 no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Podem inscrever-se pesquisadores, professores, técnicos e alunos da UFC e de outras instituições.

O evento é promovido pela Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da UFC e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Nacional (UTN) de Córdoba, na Argentina. Os dois programas foram contemplados por edital do Programa de Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina, mais conhecido como projeto CAFP, resultado de cooperação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) da Argentina.

Na UFC, o coordenador do projeto CAFP/Capes é o Prof. Ronaldo Stefanutti, do DEHA. Ele também coordena o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) da UFC, uma parceria com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). A coordenação do workshop também é do Prof. Javier Britch, da Argentina.

PROGRAMAÇÃO – A palestra de abertura será sobre "Monitoramento do ar pela Semace em fontes fixas e móveis na região metropolitana de Fortaleza". No roteiro de palestras e mesas-redondas também estão programados temas como "Nuevas tecnologías aplicadas al monitoreo de aire y olores", "Modelado de fuentes móviles", "Emissões poluentes de motores de ciclo diesel alimentados com misturas entre diesel mineral e biodieseis de segunda geração", "Estimation of emissions from diesel freight transportation in urban areas starting from VSP", entre outros. A mesa-redonda de encerramento terá como tema "Cooperação internacional em monitoramento e controle de poluição do ar". A programação detalhada já está disponível.

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC – fone: 85 3366 9631