UFC e Instituto Dragão do Mar discutem proposta de parceria para o Grande Bom Jardim

Imagem: O encontro ocorreu na sala de reuniões da Vice-ReitoriaO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu na tarde de segunda-feira (6) dirigentes do Instituto Dragão do Mar e do Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCGBJ). O encontro ocorreu na sala de reuniões da Vice-Reitoria e teve como objetivo discutir propostas de articulação institucional entre a UFC e o CCGBJ para viabilizar ações de extensão e projetos artísticos e culturais na periferia de Fortaleza.

Segundo o Prof. Henry Campos, a reunião aconteceu em hora oportuna, justamente no momento em que a Universidade propõe mudanças nos currículos dos cursos de graduação, com 10% da carga horária voltados para ações extensionistas, a chamada curricularização das atividades de extensão. O reitor ressaltou ainda o rico potencial do Bom Jardim em ser "uma grande sala de aula" para os estudantes terem uma formação cidadã, e conhecerem de perto a realidade social dos bairros periféricos.

De acordo com informações da Pró-Reitoria de Extensão (Prex), cerca de 30 projetos extensionistas da UFC atuam na região do Grande Bom Jardim. Para a pró-reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, presente à reunião, há um diálogo entre as unidades acadêmicas da Universidade visando integrar e potencializar cada vez mais esses projetos. A pró-reitora também salientou a necessidade de ouvir as demandas da própria comunidade para mobilizar professores e alunos de diversas áreas do saber.

Imagem: O encontro ocorreu na sala de reuniões da Vice-Reitoria (Foto: Marco Fukuda/UFC)Na sequência, o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, apresentou as frentes de ação cultural, difusão e formação artística desenvolvidas no CCGBJ, além do projeto de requalificação, com reforma arquitetônica prevista para o equipamento. Houve consenso sobre a possibilidade de a UFC contribuir com projetos de extensão, de divulgação científica e de arte e cultura nos bairros do Grande Bom Jardim. Os participantes do encontro definiram agenda com datas para dezembro de 2017 e janeiro de 2018, de forma a dar continuidade ao planejamento e à execução das ações.

Também estiveram presentes à reunião o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares; o diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Prof. Sandro Gouveia; a vice-diretora do Centro de Humanidades, Profª Danyelle Nilin; a vice-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Ana Karina Pinheiro; o coordenador de extensão do Campus do Benfica, Prof. Eduardo Girão; o coordenador do Curso de Teatro, Prof. Hector Briones, a coordenadora do Curso de Gastronomia, Profª Eveline de Alencar, e a docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Profª Clarissa Freitas, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

SAIBA MAIS – O Centro Cultural do Grande Bom Jardim é um equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) inaugurado em 2006. O CCGBJ atende a cinco bairros da periferia de Fortaleza – Bom Jardim, Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa e Granja Portugal – com programação cultural e cursos de formação artística, em uma área que abrange 38 comunidades e 210 mil habitantes.

Leia mais: Reitor é recebido no Centro Cultural Bom Jardim e conversa com gestores sobre parceria

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7305