Encontros Universitários 2017 contará com participação de professores de escolas públicas

Imagem: Exposição conta a história que originou a proposta pedagógica do PRECE (Foto: Divulgação)A edição 2017 dos Encontros Universitários, que se inicia nesta quarta (8) e segue até sexta-feira (10), conta com a participação de mais de 80 professores da rede pública de ensino do Ceará através do IX Encontro de Aprendizagem Cooperativa. A realização é da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) da Universidade Federal do Ceará.

O evento reúne estudantes universitários e professores da educação básica para compartilhar as experiências de inovações pedagógicas vivenciadas com os projetos do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE).

Com 185 trabalhos inscritos, sendo 104 relatos de experiência de bolsistas e 81 de professores, o Encontro de Aprendizagem Cooperativa aproximará experiências de protagonismo, cooperação e solidariedade realizadas  em escolas públicas que participam do Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária. As apresentações desses trabalhos ocorrem nas salas 50 a 54, na unidade didática do Centro de Ciências, e no Bloco 950, 1º andar, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Desde o ano passado, professores de cinco escolas municipais de tempo integral de Fortaleza participam da jornada formativa para a implementação do Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária. Em agosto deste ano, 54 escolas estaduais aderiram ao projeto para criar, conjuntamente, estratégias pedagógicas que promovam a parceria entre professores e estudantes, a responsabilidade individual, a educação socioemocional e a cooperação com ênfase na solidariedade.

EXPOSIÇÃO PRECE 23 ANOS – Outra iniciativa vinculada ao PRECE que poderá ser conferida durante os Encontros é a exposição "PRECE 23 anos – Uma prática educativa transformadora: histórias de estudantes cooperativos e solidários", que conta a história que originou a proposta pedagógica do Programa. Criado em 1994, a partir da iniciativa de estudantes de comunidades agrícolas de Pentecoste, o PRECE surgiu como uma ação de educação não formal e, atualmente, desenvolve projetos em escolas públicas do Estado. A exposição poderá ser visitada durante os três dias dos Encontros Universitários, no Centro de Convivência da UFC.

Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) – fone: 85 3366 1892