Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Destaques da Agência UFC: mapa de criminalidade e capacitação de mulheres

Imagem: Profª Emanuele Santos participa da equipe que desenvolve sistema para produzir mapas com maior precisão e velocidade (Foto: Júnior Panela/UFC)A Agência UFC de Notícias, portal de divulgação de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará, traz como destaque nesta semana o mapeamento da criminalidade no Ceará por meio da visualização de dados, um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Computação em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O objetivo da pesquisa foi gerar um mapa de calor mais preciso e de modo mais rápido do que os já comumente usados por departamentos de polícia no mundo todo, auxiliando na tarefa da Secretaria de realocar os esforços policiais para as regiões mais críticas. A tecnologia pode até ser uma ferramenta útil no combate ao crime de forma preventiva. Acesse no site da Agência a história completa.

Outra matéria traz um olhar sociológico sobre a mobilidade urbana em Fortaleza, com uma análise das novas modalidades de transporte que vêm surgindo na América Latina e das ações do governo local para atender à demanda da sociedade. Leia a reportagem.

Imagem:  Mulheres atingidas por barragens aprendem a Arpillera, técnica de costura chilena (Foto: Beatriz Fernandes)Você também pode conferir matéria acerca de projeto do Programa Residência Agrária (PRA), que visa capacitar e formar mulheres cujas vidas foram atingidas pela construção de grandes barragens no Ceará, em Pernambuco e na Bahia. Uma das principais metodologias trabalhadas no contato com as mulheres dessas regiões é o bordado como ferramenta de resistência e luta. Conheça mais sobre o projeto na reportagem completa.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo