Palestra sobre design universal da avaliação abre congresso promovido pela UFC

Imagem: Na abertura, o Prof. Henry Campos qualificou os organizadores do congresso como "pioneiros" (Foto: Divulgação)Para discutir o tema "Avaliação e seus espaços: desafios e reflexões", foi aberto, na manhã de quinta-feira (9), o VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional (CIAE), no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza. O evento, que segue até este sábado (11), é promovido pela Linha de Pesquisa em Avaliação Educacional (NAVE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará.

Presente à cerimônia de abertura, o reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, destacou a responsabilidade dos organizadores do congresso, os quais qualificou como "pioneiros". "Este evento é uma demonstração de força. Para a Universidade, é uma honra acolher este congresso que se realiza pela sétima vez num país que ainda trabalha para construir uma cultura de avaliação", declarou.

Diretora da Faced e coordenadora do CIAE, a Profª Maria Isabel Ciasca louvou o esforço de docentes e estudantes que integram a NAVE para a organização do evento. "Reunimos estudiosos da área de avaliação educacional de vários estados do País. Trouxemos nomes nacionais e internacionais que são referências para nossos estudos", disse.

Imagem: Evento acontece até este sábado (11) no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza (Foto: Divulgação)Integraram a mesa da solenidade, ainda, o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio Marques; o coordenador da NAVE, Prof. Raimundo Hélio Leite; o professor decano da UFC e integrante da NAVE Nicolino Trompieri Filho; o professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas Adolfo Ignacio Calderón; o professor da Cesgranrio Ruben Klein; e o presidente do Sindicato dos  Docentes das Universidades Federais do Ceará, Prof. Ênio Pontes de Deus.

DESIGN UNIVERSAL – Com palestra de abertura proferida pelo Prof. Michael Russel, do Boston College, os participantes do congresso iniciaram os trabalhos a partir do tema "Design universal da avaliação – tornando a avaliação acessível para todos os estudantes" (em tradução livre). Em sua fala, o pesquisador norte-americano defendeu o design universal como aspecto de responsabilidade a ser considerado na avaliação de alunos.

Imagem: Palestra de abertura foi proferida pelo Prof. Michael Russel, do Boston College (Foto: Divulgação)O conceito de design universal, que se vincula ao desenvolvimento de produtos, serviços ou espaços que sejam acessíveis para o maior número de pessoas, é tomado como base pelo Prof. Russel para a defesa de processos avaliativos que levem em consideração a diversidade de estudantes. "O design universal da avaliação começa com a necessidade do aluno. É preciso pensar nos estudantes que estão na margem", declarou, referindo-se a estudantes cegos, com dislexia, altas habilidades, entre outros com necessidades especiais.

Para o docente do Boston College, o uso do design universal é capaz de melhorar a precisão dos processos avaliativos.

Fonte: Profª Maria Isabel Ciasca, diretora da Faced – fone: 85 3366 7663